Noticias
MT possui a menor taxa de desemprego do país no 4º trimestre de 2024
20 de Fevereiro de 2025 as 13h 51min
MT teve de 1,93 milhão pessoas trabalhando frente a 49 mil de desempregados – Foto: Divulgação
Com uma economia em crescimento, onde as oportunidades de emprego são mais abundantes, Mato Grosso registrou a menor taxa de desocupação do país no 4º trimestre de 2024, chegando a 2,5%. Ou seja, a proporção de pessoas desempregadas em relação à força de trabalho total é uma das menores já observadas nos últimos 10 anos no estado. No terceiro trimestre de 2024, a taxa chegou a 2,3%.
Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram analisados pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) mostram que Mato Grosso teve de 1,93 milhão pessoas trabalhando frente a 49 mil de desempregados.
O índice mostra que houve um aumento de 8,89% na quantidade de desempregados em relação ao último período avaliado (que compreende os meses de julho, agosto e setembro) e um recuo de - 35,53% em relação ao mesmo período do ano anterior (4º trimestre de 2023).
“Mato Grosso mostra, a cada dia, sua capacidade de gerar empregos, oportunidades e prosperidade para sua população. Essa taxa de desocupação recorde é um sinal claro desse crescimento econômico. Por outro lado, a busca por força de trabalho qualificada, visando a continuidade dessa economia aquecida, é um desafio para todos os setores produtivos do estado”, pontuou o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel.
O Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso (IEL MT) tem ofertado mais de 2 mil vagas em empresas de todo o estado, com oportunidades em cargos e salários variados.
O cenário é propício não só para a geração de empregos, mas também para a busca de qualificação e requalificação profissional. E o que afirma o diretor regional do Senai Mato Grosso, Carlos Braguini. O Mapa do Trabalho Industrial, por exemplo, identificou a necessidade de qualificação de 315 mil profissionais de Mato Grosso até 2027.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Ager-MT assume regulação do saneamento em Lucas
Publicado em 17 de Novembro de 2025 ás 09h 05min
Sorriso inicia implantação de seu Parque Tecnológico
Publicado em 17 de Novembro de 2025 ás 07h 03min
Turismo rural abre novas perspectivas às queijarias
Publicado em 17 de Novembro de 2025 ás 05h 03min