Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 04 de Março de 2025

Noticias

MT projeta 149 milhões de toneladas de grãos e pluma nos próximos 10 anos

16 de Outubro de 2024 as 07h 09min

Conversão de pastagens para áreas agrícolas faz parte da modernização da agropecuária – Foto: Divulgação

O futuro do agronegócio mato-grossense já está sendo planejado para daqui a 10 anos. O estado deve produzir cerca de 149 milhões de toneladas de grãos e pluma de algodão, além de 2,80 milhões de toneladas de carne, somando as proteínas bovinas, suínas e de aves, em 2034.

Os dados foram apresentados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), no lançamento do ‘Outlook – Projeções do agronegócio em Mato Grosso de 2024 a 2034’.

Mato Grosso é o maior produtor de soja do Brasil e na última temporada, o estado contribuiu com 26,50% da produção nacional. As expectativas de desenvolvimento da cultura para os próximos dez anos são amplas.

Conforme o estudo, as áreas da oleaginosa podem chegar a 16,62 milhões de hectares, um incremento de 33,18% com uma produtividade média de 64,71 sacas por hectares. Salto significativo de 24,06% ante a safra 2023/24. Sendo assim, estima-se que a produção do estado passe de 39,05 milhões de toneladas para 64,5 milhões de toneladas. Cerca de 65,22% a mais.

O superintendente do Imea, Cleiton Gauer, conta que esse estudo é baseado na movimentação que os produtores fizeram nos últimos anos. “Essa movimentação inclui as áreas de pastagens para agricultura”.

O estudo explica que a conversão de pastagens para áreas agrícolas é parte da modernização da agropecuária no estado. E que dessa maneira, buscam equilibrar os grãos com a produção de carne.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Mais de 800 kg de agrotóxicos contrabandeados são apreendidos em Sorriso

Publicado em 03 de Março de 2025 ás 07h 06min


Plataforma leva pesquisas de campo a um novo patamar tecnológico

Publicado em 03 de Março de 2025 ás 05h 01min


Agricultores pedem apoio do governo para asfaltar MT-240 em Nobres

Publicado em 02 de Março de 2025 ás 09h 08min


Jornal Online

Edição nº1494 01/03/2025