Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 18 de Dezembro de 2025

Noticias

MT terá redução de 30% no Fethab da Vaca

20 de Agosto de 2025 as 07h 56min

Governo espera votação rápida na Assembleia Legislativa – Foto: Divulgação

O governador Mauro Mendes anunciou que enviará à Assembleia Legislativa, nesta semana, um projeto de lei para reduzir em 30% a contribuição do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) referente ao abate das vacas.

A decisão foi tomada após reunião com deputados estaduais e representantes do setor pecuário, marcada por articulação do líder do Governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco. O projeto deve ser votado por todos os parlamentares.

Segundo o governador, a medida atende a estudos técnicos que apontaram diferença de mercado entre bois e vacas. “Não era justo que o pecuarista pagasse o mesmo valor do Fethab para ambos”, afirmou Mendes. A redução de 30% será válida para abates realizados dentro do estado.

Dilmar Dal Bosco explicou que a proposta corrige uma distorção histórica. Fêmeas possuem, em média, 30% menos peso de carcaça, o que reduz o valor de venda. “Agora acabamos com essa desigualdade. É uma conquista histórica para todo o setor”, acrescentou o deputado.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, destacou que essa era uma demanda antiga. “Essa proposta corrige uma distorção de duas décadas e promove justiça com o setor”, afirmou.

Com essa mudança, Mato Grosso reforça seu compromisso com a pecuária, setor que mantém o maior rebanho do país, e busca equilibrar os custos de produção para os pecuaristas, especialmente em um momento de valorização do mercado interno e internacional.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Governo e Nova Rota entregam mais 130 km de pista duplicada nesta quinta

Publicado em 18 de Dezembro de 2025 ás 04h 04min


Demanda do algodão aquecida marca início da semana, mas preços recuam

Publicado em 17 de Dezembro de 2025 ás 19h 21min


Sararé foi a Terra Indígena mais desmatada da Amazônia Legal

Publicado em 17 de Dezembro de 2025 ás 17h 20min


Jornal Online

Edição nº1698 - 17/12/2025