Noticias
MUDANÇAS: Senado aprova pacote anticrime
Agora vai para sanção presidencial
12 de Dezembro de 2019 as 19h 00min

DA REPORTAGEM
O Senado Federal aprovou na quarta-feira (11) o “pacote anticrime” – um conjunto de medidas que alteram a legislação penal e processual penal do país. O projeto segue agora para a sanção presidencial.
O projeto aprovado é uma mistura dos textos elaborados pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, e pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Entre os pontos do texto estão o aumento de 30 anos para 40 anos no tempo máximo de cumprimento da pena de prisão no país; o aumento de 6 anos a 20 anos de reclusão para 12 anos a 30 anos de reclusão como pena para o homicídio simples, se envolver arma de fogo de uso restrito ou proibido.
O texto representa uma derrota parcial do ministro Moro, que viu pontos importantes que defendia serem derrubados pelos parlamentares, como a ampliação do excludente de ilicitude, a previsão de prisão após condenação em segunda instância e os acordos de plea bargain.
O ex-juiz, no entanto, conseguiu retomar algumas partes que considera importante antes da votação no plenário da Câmara, entre eles a possibilidade de gravar conversas entre advogados e presos, com autorização da justiça; a proibição da progressão de pena para pessoas que tenham em suas condenações de maneira explícita que pertencem a facção criminosa e a autorização para que agentes infiltrados possam produzir provas – desde que haja uma investigação em curso contra a pessoa.
Veja Mais
Terminal Rodoviário de Cuiabá passa a gerar 100% da energia que consome
Publicado em 22 de Julho de 2025 ás 15h 29min
Leite fortalece economia de MT e emprega mais de 5 mil pessoas
Publicado em 22 de Julho de 2025 ás 14h 29min
Após pressão, Prefeitura de Sinop anula aumento de imposto da construção civil
Publicado em 22 de Julho de 2025 ás 13h 40min