Noticias
Mudanças climáticas reforçam o uso de geomembranas
14 de Fevereiro de 2025 as 08h 35min

As mudanças climáticas impactam diretamente a agricultura, tornando o armazenamento eficiente da água uma necessidade urgente. Com secas mais frequentes e prolongadas, produtores adotam geomembranas em reservatórios para reduzir perdas por infiltração, otimizar a captação de água e atender às exigências ambientais.
Alguns estados já condicionam a outorga de uso da água à aplicação dessa tecnologia, adotando então como uma estratégica para a segurança hídrica e a viabilidade econômica do setor.
Dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) indicam que os períodos de seca aumentaram em frequência e intensidade nas últimas décadas. No Brasil, estudos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) apontam que o volume de chuvas em regiões como o Centro-Oeste e o Nordeste caiu até 30% nos últimos anos.
“A escassez de chuvas afeta diretamente a disponibilidade de água para irrigação, tornando reservatórios eficientes uma prioridade para garantir a continuidade da produção”, destaca, Sérgio Costa, Mestre com foco em Geossintéticos, Engenheiro Civil e Ambiental, especialista em obras de terra, pesquisador na Universidade do Texas-EUA, e especialista na Nortène.
Relatórios da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) corroboram com isso, apontam que a falta de gestão adequada da água pode levar a uma redução de até 20% na produção agrícola global até 2050.
“Diante desse cenário, tecnologias que aumentam a retenção de água tornaram-se cruciais para minimizar as perdas e garantir o abastecimento hídrico ao longo das safras”, diz o especialista.
Nesse cenário, as geomembranas são fundamentais. Compostas por polímeros de alta resistência, evitam perdas por infiltração e melhoram a eficiência do armazenamento hídrico. Estudos técnicos demonstram que sua aplicação pode reduzir em até 98% as perdas de água nos reservatórios, permitindo maior controle sobre os recursos disponíveis e reduzindo a dependência de novas captações.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Aeroporto da Bom Futuro ocupa área da Prefeitura, diz Abílio
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 17h 14min
Taxa de analfabetismo cai em MT
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 16h 10min
Proteção essencial contra a meningite meningocócica
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 14h 40min