Noticias
Mudanças climáticas reforçam o uso de geomembranas
14 de Fevereiro de 2025 as 08h 35min

As mudanças climáticas impactam diretamente a agricultura, tornando o armazenamento eficiente da água uma necessidade urgente. Com secas mais frequentes e prolongadas, produtores adotam geomembranas em reservatórios para reduzir perdas por infiltração, otimizar a captação de água e atender às exigências ambientais.
Alguns estados já condicionam a outorga de uso da água à aplicação dessa tecnologia, adotando então como uma estratégica para a segurança hídrica e a viabilidade econômica do setor.
Dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) indicam que os períodos de seca aumentaram em frequência e intensidade nas últimas décadas. No Brasil, estudos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) apontam que o volume de chuvas em regiões como o Centro-Oeste e o Nordeste caiu até 30% nos últimos anos.
“A escassez de chuvas afeta diretamente a disponibilidade de água para irrigação, tornando reservatórios eficientes uma prioridade para garantir a continuidade da produção”, destaca, Sérgio Costa, Mestre com foco em Geossintéticos, Engenheiro Civil e Ambiental, especialista em obras de terra, pesquisador na Universidade do Texas-EUA, e especialista na Nortène.
Relatórios da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) corroboram com isso, apontam que a falta de gestão adequada da água pode levar a uma redução de até 20% na produção agrícola global até 2050.
“Diante desse cenário, tecnologias que aumentam a retenção de água tornaram-se cruciais para minimizar as perdas e garantir o abastecimento hídrico ao longo das safras”, diz o especialista.
Nesse cenário, as geomembranas são fundamentais. Compostas por polímeros de alta resistência, evitam perdas por infiltração e melhoram a eficiência do armazenamento hídrico. Estudos técnicos demonstram que sua aplicação pode reduzir em até 98% as perdas de água nos reservatórios, permitindo maior controle sobre os recursos disponíveis e reduzindo a dependência de novas captações.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Biocombustível de milho impulsiona produção e expande fronteiras agrícolas
Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 43min
Andreas deixa Libertadores de 2021 para trás e exalta: “cheguei e fui convocado”
Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 40min
Deputado mobiliza CPI para apurar falhas em barragem
Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 09h 42min