Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 16 de Novembro de 2025

Noticias

Mudanças climáticas reforçam o uso de geomembranas

14 de Fevereiro de 2025 as 08h 35min

Tecnologia se torna essencial para mitigar os efeitos da seca – Foto: Divulgação

As mudanças climáticas impactam diretamente a agricultura, tornando o armazenamento eficiente da água uma necessidade urgente. Com secas mais frequentes e prolongadas, produtores adotam geomembranas em reservatórios para reduzir perdas por infiltração, otimizar a captação de água e atender às exigências ambientais.

Alguns estados já condicionam a outorga de uso da água à aplicação dessa tecnologia, adotando então como uma estratégica para a segurança hídrica e a viabilidade econômica do setor.

Dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) indicam que os períodos de seca aumentaram em frequência e intensidade nas últimas décadas. No Brasil, estudos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) apontam que o volume de chuvas em regiões como o Centro-Oeste e o Nordeste caiu até 30% nos últimos anos.

“A escassez de chuvas afeta diretamente a disponibilidade de água para irrigação, tornando reservatórios eficientes uma prioridade para garantir a continuidade da produção”, destaca, Sérgio Costa, Mestre com foco em Geossintéticos, Engenheiro Civil e Ambiental, especialista em obras de terra, pesquisador na Universidade do Texas-EUA, e especialista na Nortène.

Relatórios da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) corroboram com isso, apontam que a falta de gestão adequada da água pode levar a uma redução de até 20% na produção agrícola global até 2050.

“Diante desse cenário, tecnologias que aumentam a retenção de água tornaram-se cruciais para minimizar as perdas e garantir o abastecimento hídrico ao longo das safras”, diz o especialista.

Nesse cenário, as geomembranas são fundamentais. Compostas por polímeros de alta resistência, evitam perdas por infiltração e melhoram a eficiência do armazenamento hídrico. Estudos técnicos demonstram que sua aplicação pode reduzir em até 98% as perdas de água nos reservatórios, permitindo maior controle sobre os recursos disponíveis e reduzindo a dependência de novas captações.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Mercado de bioinsumos no Brasil cresce 18%

Publicado em 16 de Novembro de 2025 ás 13h 07min


Novo composto químico pode ajudar a combater Alzheimer

Publicado em 16 de Novembro de 2025 ás 11h 05min


Janaina evita conflito e prioriza agenda no MDB

Publicado em 16 de Novembro de 2025 ás 09h 04min


Jornal Online

Edição nº1676 - 15a17/11/2025