Noticias
Municípios devem organizar conferências das Cidades
31 de Julho de 2025 as 05h 29min
Conferência estadual será realizada a partir de 18 de agosto em Cuiabá – Foto: Divulgação
Os municípios mato-grossenses devem convocar e realizar suas conferências municipais das Cidades o quanto antes, a fim de garantir representatividade e participação ativa na 6ª Conferência Estadual das Cidades, que será realizada nos dias 18, 19 e 20 de agosto de 2025, em Cuiabá. A organização das etapas municipais é essencial para que as cidades possam eleger seus delegados e apresentar propostas à etapa estadual.
Cidades como Sinop, Marcelândia, Várzea Grande e Cuiabá já realizaram suas etapas. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), responsável pela organização da Conferência Estadual, reforça a importância de que os demais municípios sigam esses exemplos e procurem a secretaria para orientações.
A secretária adjunta das Cidades da Sinfra, Rafaela Damiani, explica que, para que as cidades possam participar da etapa estadual e, posteriormente, da nacional, é necessário que tenham realizado sua conferência municipal.
“Os municípios que não organizarem suas etapas poderão perder a oportunidade de apresentar suas demandas e de garantir representatividade na construção das políticas públicas urbanas. Ainda há tempo, e estamos à disposição para orientar e apoiar os gestores interessados”, destaca.
Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência estadual será um espaço de debate e construção coletiva de soluções para os desafios urbanos, promovendo o diálogo entre autoridades políticas e diversos segmentos da sociedade civil.
Serão 634 delegados participando da etapa estadual, representando gestores públicos, movimentos populares, sindicatos, empresários do setor urbano, organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas e ONGs. A programação contará com painéis temáticos, grupos de discussão e plenárias, e será orientada por três eixos principais de debate:
Articulação entre os principais setores urbanos, como habitação, mobilidade, saneamento e uso do solo;
Gestão estratégica e financiamento, com foco em modelos de governança e viabilização de recursos;
Temas transversais: sustentabilidade ambiental e emergências climáticas, transformação digital e território, e segurança pública.
Durante a conferência, serão indicadas prioridades para a atuação estadual e municipal, eleitas entidades para o Conselho Estadual das Cidades, e selecionados os delegados que representarão Mato Grosso na 6ª Conferência Nacional das Cidades, a ser realizada em Brasília.
Ao final do evento, será elaborado um relatório com diretrizes e propostas que refletirão as contribuições das etapas municipais e estaduais. A Conferência Nacional é promovida pelo Ministério das Cidades.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
IA na perspectiva do desenvolvimento pessoal e a discussão entre potência real ou placebo digital
Publicado em 07 de Dezembro de 2025 ás 13h 26min
Pivetta admite ampliar articulações
Publicado em 07 de Dezembro de 2025 ás 11h 24min
Câmara cassa mandato de vereador por quebra de decoro após xingar prefeita
Publicado em 07 de Dezembro de 2025 ás 09h 23min
