Noticias
Municípios se preparam para atrair grandes investimentos
18 de Julho de 2025 as 15h 20min

A 57ª Expoagro virou vitrine para um tema que vem ganhando fôlego em Mato Grosso: atrair capital e impulsionar a economia por meio da promoção ativa de investimentos. O debate sobre o tema integrou a programação do Fórum do Setor Produtivo e reuniu nomes ligados ao desenvolvimento econômico de MT e Minas Gerais.
Cesar Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, explicou a lógica da Invest MT, agência recém-criada para funcionar como ponte entre empresas e o poder público. Inspirada em modelos como o de Minas Gerais, a estrutura foca no protagonismo do setor privado.
A proposta, segundo ele, é sair do modelo tradicional de agências estatais e dar autonomia técnica e agilidade. Miranda apontou medidas que buscam tornar o ambiente de negócios mais atrativo, como a automatização dos incentivos fiscais, e destacou projetos estratégicos como a ZPE de Cáceres e a internacionalização do aeroporto de Várzea Grande.
A experiência mineira foi apresentada por João Paulo Braga, da Invest Minas. Ele relatou o colapso fiscal enfrentado pelo estado em 2019 e como a criação de um "balcão único" para investidores mudou o cenário. O modelo já intermedeia investimentos bilionários em centenas de municípios e contribuiu para o crescimento do PIB local.
Uma das apostas de Minas é a mineração voltada à transição energética, especialmente no Vale do Jequitinhonha, que atrai investimentos em lítio e vem se tornando polo global do mineral.
Já o presidente da Invest MT, Mirael França Praeiro, detalhou a estratégia de internacionalização da agência. A agenda inclui feiras e rodadas de negócios na Bolívia, Peru e China, com destaque para a presença na China International Import Expo, em Xangai.
Ele também mencionou negociações com uma companhia aérea para abrir nova rota entre Mato Grosso e Bolívia, reforçando a logística de exportação. Para Mirael, o sucesso na atração de investimentos depende, principalmente, da preparação dos municípios. “Cada cidade precisa saber onde pode crescer e o que tem a oferecer. É com dados e clareza que se constrói confiança”, afirmou.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Três mulheres morrem em grave acidente na BR-163
Publicado em 13 de Outubro de 2025 ás 15h 40min
Projeto de leitura conecta alunos de escola municipal a ilustradora
Publicado em 13 de Outubro de 2025 ás 14h 48min
Eletrificados no Brasil: vendas disparam e batem novo recorde
Publicado em 13 de Outubro de 2025 ás 12h 46min