Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 18 de Dezembro de 2025

Noticias

Municípios têm prazo apertado para garantir presença em Conferência

03 de Agosto de 2025 as 11h 17min

A conferência estadual será um espaço de debate plural - Foto: Assessoria

Os municípios de Mato Grosso que ainda não realizaram suas Conferências Municipais das Cidades precisam agir com urgência. A participação nessas etapas locais é essencial para garantir presença na 6ª Conferência Estadual das Cidades, que será realizada nos dias 18, 19 e 20 de agosto de 2025, em Cuiabá.

A organização dessas conferências é fundamental para que as cidades possam eleger seus delegados, apresentar propostas e contribuir de forma efetiva para as decisões que serão tomadas em nível estadual — e, posteriormente, nacional.

Cidades como Sinop, Marcelândia, Várzea Grande e Cuiabá já concluíram suas etapas municipais. A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, por meio da Secretaria Adjunta das Cidades, reforça que os demais municípios devem buscar apoio técnico e se mobilizar o quanto antes.

A secretária adjunta das Cidades, Rafaela Damiani, alerta que quem não realizar sua conferência municipal poderá ficar de fora de todo o processo de construção de políticas públicas urbanas. Ela afirma que ainda há tempo e que a equipe da Sinfra está disponível para orientar os gestores interessados.

A conferência estadual será um espaço de debate plural com o tema: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.

Ao todo, 634 delegados estarão presentes, representando diversos segmentos sociais, como movimentos populares, sindicatos, gestores públicos, setor empresarial, ONGs e instituições acadêmicas. A programação incluirá painéis temáticos, plenárias e grupos de trabalho, organizados em três grandes eixos de discussão: – Articulação entre setores urbanos como habitação, mobilidade, saneamento e uso do solo; – Governança e financiamento de políticas urbanas; – Temas transversais, incluindo sustentabilidade, mudanças climáticas, transformação digital e segurança pública.

Durante o evento, serão indicadas prioridades para o Estado e os municípios, escolhidas entidades para o Conselho Estadual das Cidades, e eleitos os delegados que representarão Mato Grosso na etapa nacional, marcada para Brasília.

Ao final, será elaborado um relatório com diretrizes e propostas construídas a partir da participação popular nas conferências municipais e estaduais. A Conferência Nacional das Cidades é promovida pelo Ministério das Cidades e busca consolidar uma agenda urbana baseada na escuta ativa da sociedade.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Assembleia condiciona aprovação de Orçamento a empenho de emendas

Publicado em 18 de Dezembro de 2025 ás 17h 10min


Modelo indica que planetas como a Terra são comuns no espaço

Publicado em 18 de Dezembro de 2025 ás 16h 09min


Ceia de fim de ano deve pesar mais no bolso

Publicado em 18 de Dezembro de 2025 ás 15h 09min


Jornal Online

Edição nº1698 - 17/12/2025