Noticias
Na Índia, Aprosoja MT busca abrir novos mercados
04 de Janeiro de 2025 as 05h 19min
Entidade destacou a sustentabilidade da produção agrícola para a produção de etanol – Foto: DivulgaçãoDurante a Grains World Conference & Expo 2024, realizada no fim de de dezembro em Nova Delhi, Índia, representantes da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) estreitaram relações com o mercado indiano, um dos mais promissores do mundo, que possui cerca de 1,4 bilhão de habitantes e uma economia em rápido crescimento.
O evento, organizado pela Câmara Indiana de Alimentos e Agricultura (ICFA), trouxe à tona as dificuldades enfrentadas pelo país na produção agrícola e as oportunidades para fortalecer parcerias internacionais capazes de abastecer o mercado interno.
O 2° diretor administrativo, Jorge Diego Giacomelli, e o vice-presidente oeste da Aprosoja MT, Gilson Antunes de Melo, participaram de painel durante a Conferência Mundial de Grãos 2024 (Grains World Conference e Expo), discutindo a possibilidade de os produtores mato-grossenses exportarem soja e milho para um dos maiores mercados do mundo, com foco em parcerias industriais, como a produção de etanol.
“O papel da Aprosoja MT aqui foi começar um relacionamento com a sociedade indiana, pois, hoje, depois da China, precisamos buscar novos mercados grandes para começar a exportar nossos produtos. Como a índia se tornou o país mais populoso do mundo e é uma economia que está crescendo e se desenvolvendo, a gente vê isso como um potencial mercado futuro”, explica o 2º diretor administrativo da entidade, Jorge Diego Giacomelli.
Ao longo de sua participação, o diretor a entidade destacou que Mato Grosso é um dos maiores produtores de soja e milho do Brasil, responsável pela produção de 13 milhões de hectares de soja e 7 milhões de hectares de milho. A presença da Aprosoja MT no evento teve como objetivo entender melhor as necessidades do mercado indiano, que enfrenta desafios como a falta de mecanização, pequenas propriedades agrícolas que possuem uma média de nove hectares e um regime governamental altamente intervencionista na agricultura.
A Índia, com uma economia em expansão e uma população crescente, planeja aumentar a quantidade de etanol que é adicionado à gasolina nos próximos anos, o que exigirá volumes significativos de grãos, como soja e milho.
No entanto, o país enfrenta dificuldades para produzir em larga escala devido à predominância de pequenas propriedades e à falta de mecanização, o que torna a parceria internacional uma solução estratégica.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Operação recupera R$ 2,5 milhões em créditos fiscais
Publicado em 06 de Janeiro de 2025 ás 08h 23min
Condeprodemat aprova renovação do Prodeic por mais 7 anos
Publicado em 06 de Janeiro de 2025 ás 05h 20min
Balbinotti defende pesquisa qualitativa para escolha de candidato do PL em 2026
Publicado em 05 de Janeiro de 2025 ás 09h 22min