Noticias
Nanotecnologia no agro: ganhos vão além da ciência
05 de Junho de 2024 as 08h 56min
Maior desafio da agricultura é a busca pelo aumento vertical da produção de alimentos – Foto: Divulgação
O uso da nanotecnologia já é bastante difundido na eletricidade e nos equipamentos eletrônicos, bem como na saúde. Contudo, a sua presença no campo é cada vez mais crescente, gerando menos custo ao produtor rural e mais proteção ao meio ambiente.
A ferramenta, inclusive, pode ser utilizada para garantir a produtividade em momentos de emergências, especialmente em condições climáticas adversas. Estudos na cultura da soja mostram, inclusive, incremento de aproximadamente 25% na produtividade.
A nanotecnologia integra conhecimentos da química, biologia, eletrônica, computação e física para estimular o crescimento de plantas. Mais recentemente, a partir dos anos 2000, ela começou a ganhar espaço.
Ao contrário da microtecnologia, tecnologia de fabricação em escala perto do micrometro um µm (milhão de vezes menor que um metro), que levou a criação dos microcomputadores, a nanotecnologia é, explicam os especialistas, um campo científico-tecnológico transversal, disruptivo e pervasivo, dedicada à compreensão, controle e utilização das propriedades da matéria na nanoescala (1,0×10-9m, o equivalente a um bilionésimo do metro).
No agronegócio ela pode gerar uma melhora de qualidade associada ao monitoramento, bem como redução de danos ambiental. No caso da produção agrícola, por exemplo, ela beneficia o emprego da agricultura de precisão, a rastreabilidade dos produtos, a certificação, a produção de biocombustíveis, além da indústria de insumos (fertilizantes, pesticidas).
Hoje, o maior desafio observado na agricultura é a busca pelo aumento vertical da produção de alimentos, com um menor impacto possível ao meio ambiente.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Consórcio vence leilão e assume 634 km de rodovias
Publicado em 01 de Novembro de 2025 ás 12h 52min
Juan Vojvoda faz testes antes de enfrentar Fortaleza, seu ex-clube
Publicado em 01 de Novembro de 2025 ás 10h 52min
Sinop busca um centro esportivo para o Residencial Nico Baracat
Publicado em 01 de Novembro de 2025 ás 08h 51min
