Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 12 de Fevereiro de 2025

Noticias

Nanotecnologia no agro: ganhos vão além da ciência

05 de Junho de 2024 as 08h 56min

Maior desafio da agricultura é a busca pelo aumento vertical da produção de alimentos – Foto: Divulgação

O uso da nanotecnologia já é bastante difundido na eletricidade e nos equipamentos eletrônicos, bem como na saúde. Contudo, a sua presença no campo é cada vez mais crescente, gerando menos custo ao produtor rural e mais proteção ao meio ambiente.

A ferramenta, inclusive, pode ser utilizada para garantir a produtividade em momentos de emergências, especialmente em condições climáticas adversas. Estudos na cultura da soja mostram, inclusive, incremento de aproximadamente 25% na produtividade.

A nanotecnologia integra conhecimentos da química, biologia, eletrônica, computação e física para estimular o crescimento de plantas. Mais recentemente, a partir dos anos 2000, ela começou a ganhar espaço.

Ao contrário da microtecnologia, tecnologia de fabricação em escala perto do micrometro um µm (milhão de vezes menor que um metro), que levou a criação dos microcomputadores, a nanotecnologia é, explicam os especialistas, um campo científico-tecnológico transversal, disruptivo e pervasivo, dedicada à compreensão, controle e utilização das propriedades da matéria na nanoescala (1,0×10-9m, o equivalente a um bilionésimo do metro).

No agronegócio ela pode gerar uma melhora de qualidade associada ao monitoramento, bem como redução de danos ambiental. No caso da produção agrícola, por exemplo, ela beneficia o emprego da agricultura de precisão, a rastreabilidade dos produtos, a certificação, a produção de biocombustíveis, além da indústria de insumos (fertilizantes, pesticidas).

Hoje, o maior desafio observado na agricultura é a busca pelo aumento vertical da produção de alimentos, com um menor impacto possível ao meio ambiente.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Unidades de saúde atendem com vacinação aos sábados sem agendamento prévio em Sinop

Publicado em 12 de Fevereiro de 2025 ás 11h 09min


Vendas de milho avançam em MT com alta de preço

Publicado em 12 de Fevereiro de 2025 ás 10h 09min


Unidade da maior empresa de tecnologia do Brasil abre escritório em Sinop

Publicado em 12 de Fevereiro de 2025 ás 09h 07min


Jornal Online

Edição nº1481 12/02/2025