Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 04 de Fevereiro de 2025

Noticias

Nanotecnologia para a agricultura será destaque no Congresso Andav

07 de Agosto de 2024 as 08h 55min

Espaço da startup Revella Tech terá lançamentos – Foto: Divulgação

Sustentabilidade, eficiência e produtividade. Essas características têm sido a base da busca de boa parte das empresas do agronegócio para oferecer ao campo inovação em produtos e serviços. Quem visitar o 13º Congresso Andav em São Paulo, até dia 8 de agosto, no Transamérica Expo Center, poderá conferir novidades em tecnologias que apresentam potencial significativo de transformar a agricultura e o meio ambiente.

Pela primeira vez no evento, considerado o maior no setor de distribuição de insumos agropecuários, a startup brasileira Revella Tech, especializada em desenvolver nano, micro e bio soluções para o agro, irá apresentar ao público algumas de suas inovações. São produtos à base de bioativos e nutrientes estruturados em tamanho nano, que foram desenvolvidos para serem incorporados principalmente em fertilizantes, adjuvantes e tratamento de sementes para as mais diversas culturas agrícolas.

Gabriel Nunes de Freitas, engenheiro de materiais, co-fundador e diretor geral da Revella, detalha que essa incorporação de ingredientes ativos na escala nano oferece uma oportunidade única para o setor agrícola, visando aumentar resultados das moléculas convencionais do campo, reduzir o uso indiscriminado de pesticidas e fertilizantes, alinhado com melhores práticas de manejo nas lavouras.

A nova linha Sylos é um dos destaques da startup durante o evento e traz produtos com ativos à base de nanopartículas de cobre e nanopartículas de cobre e zinco. O uso de nanocobre e nanozinco possibilita uma liberação controlada dos ingredientes, aumentando permeabilidade, estabilidade e solubilidade. A principal vantagem está na redução de 66% da dose em comparação ao cobre orgânico complexado, em aplicação associada a fungicidas multissítio.

“Estes são ingredientes que corroboram com a nova tendência global de construir resultados no campo com menos impacto ambiental. Na cultura da soja, temos dezenas de protocolos e na safra 2023/24 conduzimos experimentos com aumento de até 8 sacas por hectare a partir da aplicação de 2 a 5% de nossas tecnologias aliadas a formulações de nossos clientes, isso corresponde a dosagens de cerca de 15ml/ha”, completa o diretor da startup.

Outro ponto técnico importante na tecnologia de nanorevestimento das moléculas da linha Sylos é que esta aprimora a eficiência dos fertilizantes e evita a degradação prematura dos ingredientes ativos em condições adversas. “Isso garante uma liberação regulada com alta eficiência de absorção para o crescimento das culturas, seja através do solo, raiz ou folha”, ressalta Nunes.

Outra novidade da Revella para o Congresso Andav é a sua mais nova molécula de nanoselênio, um ingrediente aditivo inovador que tem a premissa de transformar a nutrição e a proteção das plantas. De acordo com Gabriel, o nanoselênio na agricultura traz benefícios como o aumento de resistência a doenças, tamanho e estrutura de raízes, ganho acentuado na produção de nodulações, melhoria da qualidade da produção vegetal, além de contribuir diretamente no combate ao stress hídrico.

O especialista explica ainda que o selênio é um micronutriente essencial, pois desempenha um papel muito importante na saúde de humanos, animais e microrganismos. Embora vital em pequenas quantidades, possui uma faixa ótima de aplicação. “Portanto, o uso de nanopartículas de selênio (SeNp) apresentam um grande potencial e uma alternativa eficiente para o agronegócio”, define.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Via Brasil BR-163: confira a programação semanal de obras na BR-163 e na BR-230

Publicado em 04 de Fevereiro de 2025 ás 16h 22min


Esmagamento de soja em 2024 bate recorde em Mato Grosso

Publicado em 04 de Fevereiro de 2025 ás 14h 12min


Água é um dos desafios globais da agricultura

Publicado em 04 de Fevereiro de 2025 ás 13h 13min


Jornal Online

Edição nº1476 05/02/2025