Noticias
Na passagem pela Juventus, Danilo jogou em quatro posições diferentes
30 de Janeiro de 2025 as 08h 49min

O Flamengo já tem o seu coringa Gerson, mas em breve terá outro: Danilo. O brasileiro de 33 anos rescindiu com a Juventus e já tem um acordo com o clube para um contrato de duas temporadas. E o novo reforço rubro-negro chegará com uma característica que desenvolveu na Itália: a versatilidade.
Em cinco anos e meio na Juventus, Danilo jogou em quatro posições diferentes: lateral-direito, lateral-esquerdo, volante e zagueiro. Seu início foi como lateral, formando uma dupla de sucesso com Chiesa que atuava pelos dois lados do campo. E foi considerado uma grata surpresa para todos.
“Quando ele chegou a Turim há cinco anos, todo mundo pensou que seria um bom jogador, mas não titular. As pessoas não imaginavam que poderia virar uma lenda da Juventus. E a história dele começa com um gol. Ele estreia entrando contra o Napoli e com menos de 30 segundos em campo marcou. Um dos gols mais rápidos da história da Juventus. Ele vira titular e ganha o campeonato naquele ano, mas acho que a melhor temporada dele foi a segunda, com o Pirlo treinador. Nessa época, Chiesa se tornou talvez o melhor jogador da Itália, e acredito que por causa do Danilo: porque Chiesa atacava e o Danilo defendia. Nesse ano ele começou a ser capitão da Juventus em alguns jogos e assumiu de vez a braçadeira depois com a saída de Chiellini”, disse Dario Pellegrino, do site Calcio In Pillole.
Danilo virou um dos grandes líderes do clube e foi capitão com diferentes treinadores. Ao todo, foram 213 jogos, nove gols e quatro títulos com a camisa da Juventus: o Campeonato Italiano de 2019/2020; a Supercopa Italiana de 2020 e as Copas da Itália de 2021/21 e 2023/24.
“Todo mundo sabe quão ótimo ele era. Capitão carismático da Juve, um grande líder da defesa e do time. O primeiro capitão estrangeiro na história pluricentenaria da Juve (Sivori e Monti eram naturalizados)”, afirmou Massimo Franchi, do jornal Tuttosport.
Apesar da polivalência, foi atuando como zagueiro que ele viveu a maior parte de seus últimos anos na Juventus. Dario lembrou que Danilo passou a fazer essa função ainda sob o comando de Pirlo por uma necessidade de jogo.
“Foi uma situação de emergência, então ele virou zagueiro em uma estranha linha de defesa: com um falso ponta de lateral-esquerdo e Danilo como um terceiro zagueiro na direita. Mas quando Massimiliano Allegri se tornou o técnico, ele virou de verdade o zagueiro titular ao lado de Bremer. Danilo mudou muito seu corpo desde quando chegou a Juventus, ganhou mais músculos e talvez tenha, ao longo dos anos, ficado um pouco menos rápido. Mas com mais potência e mais inteligente”.
Danilo jogou 37 dos 50 jogos oficiais da Juventus em 2024. Mas começou a sair de cena com a chegada o técnico brasileiro Thiago Mota no meio do ano passado. Nas últimas 11 partidas do clube, ele jogou apenas uma, não saiu do banco em duas e sequer foi relacionado em oito. Por que ele perdeu espaço?
“Porque teve uma discussão com seu compatriota Thiago Motta, treinador muito presunçoso e superficial, igual o diretor técnico Giuntoli. E porque ele já ia para 34 anos. Situação comparável à de Bonucci com Allegri no verão de 2023”, opinou Massimo.
Apesar de Danilo continuar sendo convocado para a seleção brasileira como lateral-direito, o Flamengo pensa no reforço para a zaga, setor que ficou carente com as saídas dos reservas imediatos Fabrício Bruno, para o Cruzeiro, e David Luiz, para o Fortaleza. Mas sua versatilidade vai permitir ao técnico Filipe Luís explorá-lo em diferentes funções e posições na defesa.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Sinop discute nova lei de eventos com entidades locais
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 03h 16min
Renato Paiva é demitido do Botafogo
Publicado em 30 de Junho de 2025 ás 17h 09min
TRAGÉDIA NA BR-163
Publicado em 30 de Junho de 2025 ás 15h 08min