Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 28 de Junho de 2026

Noticias

NATAL DOS SONHOS: Casa do Artesão mostra força e exuberância do artesanato made in Sinop

Quem visita o espaço encontra uma variedade de produtos das mais diferentes naturezas

05 de Dezembro de 2019 as 14h 00min

Foto: Divulgação

Assessoria

Inserida à lista de atrações do Natal dos Sonhos, da Prefeitura de Sinop, a Casa do Artesão instalada na Praça da Bíblia vem se tornando um ponto de referência cultural e valorização ao trabalho do artista do município. Quem visita o espaço encontra uma variedade de produtos das mais diferentes naturezas e técnicas que dão vida a diversos itens e peças e que podem ser adquiridos a preços variáveis.

Quem visitou o espaço na noite dessa quarta-feira, 04/12, encantou-se pelo que viu. A farmacêutica Fábia Roberta Bartolomeu levou a família toda para a Praça da Bíblia e, de quebra, aproveitou a oportunidade para apresentar à mãe e à avó, que vivem em Nova Luzitânia (SP), a Casa do Artesão. Uma boa oportunidade para as visitantes também já assegurarem as compras de natal.

"Estou com minha família que é toda de São Paulo. Vieram minha mãe, minha avó. Viemos prestigiar a feirinha, o que é produzido aqui. Tudo muito lindo, no capricho", comentou Fábia.

Dona Jane, mãe de Fábia, contou que essa foi a primeira vez conhecendo o Natal dos Sonhos, da Prefeitura de Sinop. "Encantador. Muito encantador ver todo esse capricho. Estão de parabéns as pessoas que idealizaram esse trabalho. Vale a pena visitar. Esses produtos irão para Nova Luzitânia, São Paulo, com muito carinho", brincou a professora.

Já a matriarca da família, Edna Bartolomeu, dona de casa e também moradora do Estado de São Paulo, já tratou de assegurar presentes para a família, levando, por exemplo, chaveiros temáticos de Sinop. "Vale a pena visitar [a Casa do Artesão]. Acho que é muito legal porque vocês não buscam fora. Aproveitam tudo o que é da cidade, os frutos da cidade", disse em uma referência à matéria-prima usada na realização das artes.

Para os profissionais do artesanato e que estão expondo todos os dias, a partir das 18h, o sentimento é de alegria. "Está muito bom. Eu, principalmente, estou vendendo bem. A gente atende bem aos fregueses, pois somos simples igual a eles. Aquela senhora ia levar dois chaveiros e acabou levando mais de 70 reais", contou dona Terezinha Silva, uma das artesãs do espaço. Para vender bem, lembra a profissional, vale sempre destacar "do que é feito [o produto], que é da região", brincou Terezinha.

Presidente da Associação dos Artesãos de Sinop, Nair Cassel destaca que o funcionamento da Casa do Artesão, desta vez em uma sede fixa, na Praça da Bíblia, também reflete na melhoria das condições de trabalho durante os dias de evento, bem como à maior comunidade dos profissionais. "É gratificante ver o público vindo nos visitar. Tem pessoas de outras regiões que estão visitando nossa cidade e vêm, ficam encantados porque, às vezes, na região deles não têm esse tipo de trabalho. Ficamos muito felizes em os ver comprando, um falando para o outro. Tem até trabalhos que vão para os Estados Unidos. É gratificante este espaço, este público. Todos os artesãos estão felizes", destacou a dirigente.

Veja Mais

Planeta gigante tem um dia mais longo que seu próprio ano, entenda

Publicado em 28 de Junho de 2026 ás 12h 14min


Fórum Regional das Mulheres do Campo espera reunir 400 participantes em Sorriso

Publicado em 28 de Junho de 2026 ás 10h 16min


CPI vai apurar venda irregular de espaços no Cemitério de Sinop

Publicado em 28 de Junho de 2026 ás 08h 19min


Jornal Online

Edição nº1828 - 27a28/06/2026