Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 09 de Novembro de 2025

Noticias

Neuroarquitetura eleva o bem-estar e produtividade

05 de Outubro de 2023 as 10h 16min

Ana Luisa e Juliana trazem neuroarquitetura para a CASACOR – Foto: Divulgação

A Neuroarquitetura, uma disciplina em crescimento que combina os princípios da neurociência com o design arquitetônico, está se destacando como um recurso essencial para otimizar o ambiente de trabalho em casa.

Com a ascensão do home office, essa abordagem oferece um novo horizonte para melhorar a produtividade e o bem-estar dos profissionais que agora passam mais tempo em casa.

O termo Neuroarquitetura nada mais é do que a interseção da neurociência com a arquitetura e o design de interiores. Ela se baseia na compreensão de como o ambiente físico afeta nosso cérebro e nossas emoções. Ao aplicar os princípios da Neuroarquitetura ao design de espaços de trabalho em casa, é possível criar ambientes que promovem o foco, a criatividade e o equilíbrio emocional.

As arquitetas brasilienses Ana Luisa Zinato e Juliana Oliveira trouxeram a neuroarquitetura dentro do home office em um dos 49 ambientes do CASACOR Brasília 2023. O STUDIO ATOS, um espaço exclusivo da OLZI ARQUITETURA, presta homenagem ao estilo brasileiro, revisitando a história do design nacional e celebrando a autenticidade cultural do nosso país. Segundo as responsáveis, o espaço é uma harmoniosa fusão entre a elegância do passado e a sofisticação do design contemporâneo.

“O ambiente home office convida os visitantes a explorar uma jornada através do tempo entrelaçada com toques de inovação, resgatando peças de antiquário de valor histórico criadas por designers icônicos, como Sergio Rodrigues, Percival Lafer e Jorge Zalszupin”, explica Ana Luisa.

Segundo Juliana, a metragem de 45m² do espaço, abriga a essência da cultura brasileira, com o teto de muxarabi em madeira que remete à tradição e artesanato. “A paleta de cores, destacando a elegância do preto e a autenticidade de elementos naturais como pedra e couro, se une para criar uma atmosfera acolhedora e sofisticada. A iluminação minuciosamente planejada realça cada detalhe do ambiente, estimulando o bem-estar e a criatividade durante o trabalho”, reforça.

3 ETAPAS

As arquitetas explicam que dentro da neuroarquitetura a criação de um projeto deve passar por três etapas: a biofilia, que consiste na conexão da natureza com o ser humano, seja por meio de plantas ou objetos naturais; a experiência do usuário (em inglês, user experience), que consiste em gravar, de forma positiva, um determinado ambiente na memória do usuário; e a neurociência das cores, que determina como o cérebro se comporta diante de informações captadas visualmente.

“Na Neuroarquitetura, os espaços de trabalho são cuidadosamente planejados levando em consideração a natureza das atividades a serem realizadas em cada área. Isso é feito de modo a influenciar e potencializar positivamente as ações dos indivíduos. Estudos indicam que o cérebro humano reage de maneira distinta ao perceber cores quentes e frias. Enquanto as cores quentes estimulam as áreas relacionadas às emoções e ao instinto, as cores frias ativam o lado mais racional e intelectual do cérebro”, explica a arquiteta Ana Luisa.

DICAS

Para auxiliar na transformação do seu lar, Ana e Juliana separaram cinco dicas para trazer a Neuroarquitetura para o seu Home Office:

Luz Natural e Espaços Abertos: A exposição à luz natural e espaços abertos promove a produtividade, melhora o humor e ajuda a regular o ritmo circadiano. Janelas amplas e áreas de trabalho bem iluminadas são fundamentais.

Cores e Elementos Naturais: Cores suaves e elementos naturais, como madeira e plantas, criam um ambiente calmo e inspirador, reduzindo o estresse e aumentando a criatividade.

Ergonomia Personalizada: Móveis ergonômicos adaptados às necessidades individuais promovem o conforto e previnem problemas de saúde relacionados ao trabalho, como dores nas costas.

Espaços Multifuncionais: Projetar espaços que possam acomodar várias atividades, como trabalho, exercício e relaxamento, estimula a flexibilidade e o equilíbrio.

Redução de Distrações: Soluções de design que minimizam distrações visuais e sonoras são essenciais para manter a concentração e a eficácia no trabalho.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Exportações recordes de soja e milho impulsionam o agronegócio brasileiro

Publicado em 09 de Novembro de 2025 ás 05h 52min


Mato Grosso obtém crédito de US$ 100 milhões do Bird

Publicado em 08 de Novembro de 2025 ás 13h 58min


Mauro Mendes lidera disputa ao Senado

Publicado em 08 de Novembro de 2025 ás 11h 52min


Jornal Online

Edição nº1671- 08/11/2025