Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 21 de Agosto de 2025

Noticias

NIF recebe denúncias via app e age diretamente em pontos críticos em Sorriso

21 de Agosto de 2025 as 09h 58min

Denuncie ao NIF – Foto: Divulgação

Manter a própria casa e o quintal limpos é uma premissa básica. Mas há momentos em que isso não ocorre. E quando a limpeza não é feita, pode colocar tanto a vida dos proprietários como de vizinhos em risco. Infelizmente, essas são situações recorrentes. Para inibir casos assim, o Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) de Sorriso mantém um canal direto com o cidadão, basta acionar a equipe WhatsApp (66) 99927 2611.

O coordenador do NIF, Gabriel Alves Rodrigues Neto, pontua que o Núcleo atende tanto as denuncias que chegam via aplicativo como às chamadas realizadas pelos agentes de combate a endemias (ACEs). Gabriel destaca que muitos vizinhos de casas abandonadas e terrenos baldios procuram o NIF. “Uma casa abandona com caixa d’água aberta, piscina cheia e sem manutenção é o prato cheio para a proliferação do Aedes”, explica.

O coordenador salienta que assim que recebe um chamado a equipe se desloca para verificação. Em caso de imóveis fechados e que não se consegue contato com o proprietário, a ação passa ser conjunta com as equipes de Segurança Pública e a comunicação imediata ao Ministério Público do Estado (MPE).

Quando constatada uma situação propícia à procriação do Aedes, a multa pode chegar até a R$ 12.604,00, seguindo a Lei Estadual nº. 11932 de 30 de novembro de 2022  (Disponível no LegisWeb https://share.google/gJLvopDPv3QZA5v0f). O melhor, reforça Gabriel, é manter tudo limpo evitando o pagamento de multas e um ambiente nocivo.

Já no caso dos ACEs, como fazem visitas à empresas e residências, acabam se deparando com locais de alto acúmulo de lixo, pontos ideais para a proliferação de animais peçonhentos e em especial para criadouros do Aedes aegypti, mosquito portador de várias arboviroses como a dengue, chikungunya e zika vírus. Inclusive, uma das preocupações do NIF e também da Vigilância em Saúde Ambiental, é o acompanhamento de pontos estratégicos (PEs) como borracharias, ferros-velhos e outras empresas em que criadouros do Aedes são constatados com maior frequência.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

União Brasil e PP oficializam Federação partidária

Publicado em 21 de Agosto de 2025 ás 14h 00min


Pessoas em situação de vulnerabilidade social são atendidas durante o Mutirão da Cidadania em Sinop

Publicado em 21 de Agosto de 2025 ás 12h 59min


Agricultura familiar ganha protagonismo na Expointer

Publicado em 21 de Agosto de 2025 ás 11h 59min


Jornal Online

Edição nº1615 - 20/08/2025