Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 29 de Março de 2024

Noticias

NOBRES: Trabalho de reeducandos em obras beneficia população

Ao todo, 14 recuperandos estão trabalhando na pavimentação e ampliação de vias

28 de Fevereiro de 2020 as 07h 00min

Foto: Assessoria Sesp-MT

DA REPORTAGEM

 

A mão de obra de 14 reeducandos da Cadeia Pública de Nobres tem sido fundamental para o desenvolvimento da região. Além de ser uma forma de ressocialização, os municípios de Nobres e de Rosário Oeste têm recebido melhorias, como a reforma de batalhões policiais, pavimentação de vias, reformas de pontes, entre outros.

A cada três dias de trabalho, os reeducandos diminuem um dia da pena. O salário recebido no final do mês auxilia no sustento das famílias das pessoas privadas de liberdade. A parceria entre a Fundação Nova Chance (Funac) com a Prefeitura de Nobres possibilita que estas pessoas tenham uma segunda oportunidade de fazer uma nova história, beneficiando a sociedade.

Quem chega na cidade de Nobres, destino muito procurado pelos turistas, logo vê um pórtico desejando boas-vindas. A maioria destas pessoas não imagina que este foi um trabalho auxiliado por reeducandos da cadeia local. A ampliação da avenida da entrada da cidade também recebe mão de obra.

Obras de manilhamento, recuperação de pontes municipais e até mesmo serviços de jardinagem deixam a cidade ainda mais bonita. Outro trabalho igualmente fundamental é a reforma do 7º Batalhão da Polícia Militar de Rosário Oeste, que vai gerar economia aos cofres públicos, já que utiliza a mão de obra de reeducandos.

“Todas essas atividades fazem com que nossos recuperandos façam parte do desenvolvimento destes municípios”, destacou o diretor da Cadeia Pública de Nobres, Misael José de Almeida.

 

IMPORTÂNCIA

O trabalho de reeducandos nas secretarias estaduais de Mato Grosso gera economia superior a R$ 1 milhão aos cofres públicos. O projeto piloto, que causou o impacto positivo na folha de pagamento, foi desenvolvido pela Secretaria de Fazenda (Sefaz-MT) em julho de 2015, que contratou recuperandos para os serviços de manutenção.

A iniciativa deu tão certo, que hoje grande parte de órgãos estado, além de outras instituições públicas e privadas, aderiram à ideia e passaram a contar com o auxílio dos apenados para manter suas estruturas.

Os apenados que trabalham extramuros passam por uma seleção rigorosa seguindo a legislação de execução penal, que define as regras para permitir o trabalho externo, e são escolhidos por uma equipe multidisciplinar que leva em conta informações como perfil, aptidão e conduta do preso na unidade. A autorização é concedida pelo juiz da Vara de Execuções Penais.

Para conquistar o benefício, o reeducando precisa preencher pré-requisitos entre eles ter bom comportamento, ter cumprido 1/6 da pena, já ter trabalhado dentro da unidade penitenciária e usar tornozeleira eletrônica.

Veja Mais

Motorista pode solicitar renovação de CNH pelo app e site do Detran

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 12h 13min


Mais de 1,1 mil empresas abriram as portas esse ano em Sinop

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 11h 12min


Fecomércio debate malha aeroviária regional em Fórum

Publicado em 28 de Março de 2024 ás 10h 11min


Jornal Online

Edição nº1263 29/03/2024