Noticias
NO ENEM: 16 presos são aprovados e conquistam vagas em universidades públicas
Eles fizeram o Enem para pessoas privadas de liberdade
29 de Abril de 2021 as 13h 43min
Foto: Divulgação
DA REPORTAGEM
Dezesseis presos de Mato Grosso foram aprovados na 1ª chamada Sistema de Seleção Unificada (SiSU) de 2021, sistema do Ministério da Educação que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para entrada em graduações e cursos técnicos públicos.
Eles fizeram o Enem para pessoas privadas de liberdade (Enem/PPL). Três conquistaram a vaga em engenharia florestal, um em engenharia mecânica, dois em engenharia agrícola e ambiental, um em zootecnia, três em física, um em ciências econômicas, um em matemática, um em administração, dois em letras e um em educação física.
Dos novos estudantes de ensino superior, nove conquistaram as vagas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), seis na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e um na Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).
Os aprovados cumprem pena na Penitenciária da Mata Grande (4), Centro de Ressocialização de Cuiabá (6), Cadeia Pública do Capão Grande (1), Cadeia Pública de Santo Antônio de Leverger (3), Cadeia Feminina de Rondonópolis (1), Cadeia Pública de Diamantino (1).
Com esses 16 aprovados, atualmente 26 pessoas privadas de liberdade cursam curso superior no estado, mesmo cumprindo pena em regime fechado nas unidades penais. Para ter acesso às aulas, a família, por meio dos defensores e advogados, solicita a saída para estudarem presencialmente nas universidades, cabendo ao juiz decidir se acata ou não a solicitação.
Em alguns casos, os estudantes colocam a tornozeleira para ir à universidade. Mas na maioria das situações, o recuperando está perto da progressão e o juiz libera para prisão domiciliar com uso de tornozeleira.
Veja Mais
CPI da Saúde reforça medidas para garantir comparecimento de convocados às oitivas
Publicado em 03 de Julho de 2026 ás 10h 40min
Banco Central amplia exigências para empresas de criptoativos
Publicado em 03 de Julho de 2026 ás 09h 40min
Festival do Queijo destaca força da produção artesanal do estado
Publicado em 03 de Julho de 2026 ás 08h 39min
