Noticias
NO MARANHÃO: Governador discute acordos de interesse de MT
Legenda: Reunião do consórcio Brasil Central
30 de Novembro de 2019 as 07h 45min

ASSESSORIA DE IMPRENSA
O governador Mauro Mendes participou, na manhã de ontem (29), da reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, no Porto do Itaqui, no Maranhão.
O consórcio discutiu um acordo de cooperação com o Banco de Brasília (BRB), para a região do Brasil Central. A linha de financiamento é no valor de R$ 500 milhões e a destinação será feita para as áreas do agronegócio e indústria.
Também participaram da reunião os governadores do Maranhão, Flávio Dino; de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, do Tocantins, Mauro Carlesse; de Rondônia, Marcos Rocha e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, não participará da reunião.
Entre as pautas da reunião, também foram discutidos: o edital do pregão para a compra compartilhada de medicamentos, o prêmio de boas práticas e a eleição da nova diretoria.
Os governadores ainda conheceram a infraestrutura do porto, que integra os modais ferroviário, marítimo e rodoviário. O Porto de Itaqui faz parte do eixo de influência do consórcio pelas características dos estados que o compõem, que são exportação de commodities agrícolas.
Muitas empresas de Mato Grosso já utilizam o Porto do Itaqui como alternativa para a exportação e importação de produtos. A saída pelo corredor centro-norte encurta os caminhos entre os produtores e o mercado consumidor da Europa e dos países da Ásia.
Nesta mesma reunião o governador Mauro Mendes foi eleito, por unanimidade, novo presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, para o mandato de 2020. Mendes irá suceder o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, que é o atual presidente, até 31 de dezembro.
Mendes disse que vai dar continuidade aos trabalhos do atual presidente e também otimizar cada vez mais o compartilhamento de experiências positivas e investir nos programas já existentes, como de compras conjuntas que apresenta bons resultados para os estados.
Veja Mais
Toda Vida Importa alcança quase 300 motociclistas na BR-163 em Sinop
Publicado em 30 de Julho de 2025 ás 18h 34min
A partir de 2033, rastreio de gado será obrigatório
Publicado em 30 de Julho de 2025 ás 17h 13min
Fertilizante biotecnológico: único com registro de condicionador de solo no Mapa
Publicado em 30 de Julho de 2025 ás 16h 12min