Noticias
No Paraná, insumos biológicos mostram bons resultados
28 de Maio de 2025 as 14h 13min
Insumos biológicos: 50% das aplicações na soja e entre 20% e 30% no milho – Foto: Divulgação
A cada dia o uso de insumos biológicos cresce em meio às lavouras brasileiras. No Paraná não é diferente e os resultados são muitos, principalmente em relação a redução de custos e a sustentabilidade.
Em Ouro Verde, cidade próxima a Toledo/PR, os Paludo iniciou em 2019 os trabalhos com biológicos na lavoura. Atualmente, na cultura da soja o biológico representa 50% das aplicações, enquanto no milho varia de 20% a 30%.
Na época, quando o projeto Mais Milho, do Canal Rural, visitou a propriedade, o uso de insumos biológicos ainda estava em fase de experimentação. Era o primeiro ano, conforme destacou à reportagem o patriarca da família ‘seo’ Nelson Paludo, que infelizmente faleceu durante a pandemia do Covid-19.
“O biológico começa desde o tratamento da semente. Nós estamos vendo a produção com os vizinhos e bate a mesma coisa, só que o custo de produção caiu muito e, também, o principal nem é isso. É você conseguir usar menos defensivos. Conseguir tirar bastante já é um ganho para o produtor e para o meio ambiente”, disse ‘seo’ Nelson.
O legado do produtor hoje é tocado pelo filho Juliano, que segue em frente com as ideias que lá atrás eram apenas uma aposta que estava começando. “Naquele ano fomos buscar informação e como eram feitos esses trabalhos em outros lugares. Começamos as multiplicações em caixa d’água. Era o conhecimento que tínhamos na época”, conta Juliano.
De lá para cá, muita coisa aconteceu. Hoje, a propriedade conta com uma biofábrica, que produz o insumo biológico. “Com o biológico temos conseguido entrar um pouco menos com os produtos químicos. Não que tenhamos excluído, mas a gente consegue avaliar melhor a necessidade do químico. Eu acho que é um negócio que vai ganhar espaço cada vez mais, até porque as multinacionais estão indo para uma linha parecida”.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Sinop reforça assistência social com novos veículos
Publicado em 17 de Dezembro de 2025 ás 09h 15min
RJ terá ponto facultativo hoje, dia de finais com Flamengo e Vasco
Publicado em 17 de Dezembro de 2025 ás 08h 14min
Idoso tenta matar ex-mulher e morre em confronto com a polícia
Publicado em 17 de Dezembro de 2025 ás 07h 14min
