Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 27 de Junho de 2026

Noticias

NOS PRÓXIMOS DIAS: Mendes vai propor Previdência Estadual

Indicação é de que aposentadoria terá idade mínima de 65 anos e teto de R$ 5 mil

13 de Novembro de 2019 as 06h 30min

Governador está preocupado com o rombo da Previdência – Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

 

CLEMERSON SM / clemersonsm@msn.com

Uma equipe do governo de Mato Grosso prepara para os próximos dias a apresentação de um texto para uma reforma estadual da Previdência destinada ao funcionalismo público. Até o momento, a ideia é que os servidores públicos de Mato Grosso, com essa reforma, passem a se aposentar com uma idade mínima de 65 anos e um teto de benefícios que não ultrapasse os R$ 5 mil.

O governador Mauro Mendes (DEM), declarou que não concorda com a situação atual onde existem servidores se aposentando com 45 anos e com benefícios de R$ 30 mil. O que classificou como “números assustadores”. “Os números são assustadores daquilo que é a realidade hoje do déficit da Previdência no Estado. Só para vocês terem ideia, mais de duas mil pessoas se aposentaram em Mato Grosso com menos de 45 anos de idade. Enquanto hoje, um servidor federal e um servidor da iniciativa privada têm que esperar chegar aos 65 anos de idade. Além disso, temos mais de duas mil pessoas que se aposentam com salário em torno de R$ 30 mil. Então é uma diferença muito grande”, disse o governador.

A necessidade de uma reforma local se fez mais necessário ainda a partir do momento em que a reforma nacional aprovada no Congresso não contemplou os estados e municípios. O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), vem cobrando também de Mendes um projeto para tratar do assunto no âmbito estadual.

“Vamos abrir esse debate nas próximas semanas com a Assembleia Legislativa para que possamos corrigir essa distorção e dar ao servidor de Mato Grosso a mesma regra do servidor federal e a mesma regra de todo trabalhador da iniciativa privada”, concluiu Mendes.

 

O tema é considerado um dos mais importantes do Governo mato-grossense, já que o rombo na Previdência do Estado chega em R$ 1,3 bilhão. De acordo com Mendes, entre 200 e 300 servidores se aposentam em Mato Grosso todo mês e prevê que caso uma reforma local não seja realizada, em 2022 Mato Grosso terá mais servidores inativos que em atividade.

Veja Mais

Colíder sedia etapa regional dos Jogos Escolares Mato-grossenses

Publicado em 27 de Junho de 2026 ás 12h 13min


Concessionárias debatem inovação e segurança viária durante painel

Publicado em 27 de Junho de 2026 ás 10h 18min


Após duas vitórias, Carlo Ancelotti pode repetir escalação pela 1ª vez

Publicado em 27 de Junho de 2026 ás 08h 11min


Jornal Online

Edição nº1828 - 27a28/06/2026