Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 13 de Dezembro de 2025

Noticias

Nova conferência de veículos de carga vazios para isenção de eixos suspensos

30 de Abril de 2025 as 04h 25min

Conferência será realizada na BR-163/MT a partir de maio – Foto: Divulgação

A Nova Rota do Oeste inicia na próxima segunda-feira (5 de maio) a cobrança de tarifa pela totalidade dos eixos — suspensos ou não — dos veículos comerciais que possuam Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) em aberto.

A medida, que será implementada na BR-163/MT, está autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e tem como objetivo coibir isenções indevidas de eixos suspensos em veículos que não estejam vazios.

O MDF-e é um documento eletrônico que reúne informações sobre a carga transportada, sua origem, destino e o tipo de produto, e a iniciativa faz parte do processo de modernização da cobrança de tarifas.

A verificação do MDF-e será feita de forma automática, por meio de câmeras que leem as placas dos veículos assim que entram na pista de cobrança. Essas informações são cruzadas com a base de dados oficial do Operador Nacional dos Estados (ONE), operado pela Secretaria da Fazenda Virtual do Rio Grande do Sul.

Caso o veículo esteja com MDF-e em aberto, presume-se que esteja carregado, e a cobrança será feita por todos os eixos, inclusive os suspensos. Como parte do processo, também será realizada uma checagem visual, já que veículos efetivamente vazios continuam isentos da tarifa sobre eixos que não tocam o solo.

Para evitar transtornos, é fundamental que o responsável pela carga dê baixa no MDF-e assim que o transporte for concluído.

Vale lembrar que, além de aumentar o risco de acidentes, a prática de circular com eixos indevidamente suspensos é considerada infração grave e está sujeita à penalidade de multa, conforme o artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Informações sobre cobranças, meios de pagamento e valores das tarifas podem ser obtidas pelo telefone 0800 065 0163 ou no site novarotadooeste.com.br.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

BR-163 terá bloqueios temporários para obras nas pontes dos rios Nandico e Caiabi

Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 12h 57min


O que se sabe sobre denúncia de estupro coletivo contra criança em escola em Cuiabá

Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 10h 56min


Padre pedófilo é proibido de trabalhar fora da prisão em MT

Publicado em 13 de Dezembro de 2025 ás 08h 56min


Jornal Online

Edição nº1695 - 13a15/12/2025