Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 15 de Fevereiro de 2026

Noticias

Nova mistura herbicida controla mais de 90% das plantas daninhas

19 de Dezembro de 2025 as 14h 19min

Produtividade do milho elevada, mostra pesquisa da UFPR – Foto: Divulgação

Uma nova solução herbicida para o cultivo de milho acaba de ser lançada no mercado brasileiro com resultados promissores em eficiência de controle e aumento de produtividade. Desenvolvida com base em pesquisas conduzidas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), a tecnologia combina dois ingredientes ativos — terbutilazina e mesotriona — em uma formulação pronta que atua de forma sinérgica sobre plantas daninhas de difícil controle.

Os estudos, realizados na região de Palotina (PR), foram liderados pelo engenheiro agrônomo Alfredo Albrecht, mestre e doutor em Ciência de Plantas Daninhas e professor da UFPR. Segundo ele, a mistura proporcionou eficácia de 90% a 100% no controle de espécies resistentes, com destaque para capim-pé-galinha, capim-amargoso, picão-preto, trapoeraba e caruru, entre outras invasoras que afetam o sistema soja-milho.

“As duas moléculas, quando associadas em formulação equilibrada, apresentam sinergia no controle de invasoras resistentes, permitindo ao produtor resultados superiores no manejo do milho de verão e da safrinha”, explica Albrecht.

Os ensaios de campo apontaram que a nova mistura pronta superou a eficácia de herbicidas tradicionais utilizados no país, muitos dos quais perderam eficiência devido à resistência das plantas. Em alguns tratamentos de comparação, o controle com produtos convencionais foi “praticamente nulo”, segundo o pesquisador.

Além do controle eficiente, o uso da mistura de terbutilazina e mesotriona proporcionou colheitas acima de 100 sacas por hectare, demonstrando ganhos diretos de produtividade. “Obtém-se um milho mais limpo, com menos mato. Isso é essencial para o produtor, que precisa preparar a área para a entrada da soja em melhores condições”, ressalta Albrecht.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Corinthians decide por saída de Martínez após atraso e lesão

Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 12h 19min


Prêmio da Mega-Sena vai a R$ 62 milhões

Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 10h 21min


Temporal atinge Guarantã e deixa moradores isolados

Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 08h 18min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026