Noticias
Nova Mutum: propriedades podem ter perdas de até 40% na produção de milho nesta safra
25 de Junho de 2024 as 11h 18min
Presença de insetos nas plantações do cereal aumentou a preocupação dos agricultores – Foto: Divulgação
Estiagem com altas temperaturas, infestação de insetos, presença de algumas doenças fúngicas e o excesso de chuvas na reta final da safra são alguns desafios enfrentados nos milharais em Nova Mutum. A estimativa na região Médio Norte é que as perdas cheguem até 40% da produtividade. Em algumas propriedades, o cenário coloca em risco a rentabilidade da produção diante da desvalorização do grão no mercado.
Conforme o agricultor Renan Favretto, o milho deste ano está com uma quebra que chega a cerca de 20%. Por ter plantado cedo, essa porcentagem não é o que esperava. Os milharais ocuparam uma área de quatro mil hectares este ano na propriedade.
“Nossa produção saiu com muito milho avariado. Então, além de ter a perda de produtividade tem essa questão do milho e por isso, ele está sendo vendido a 30% abaixo do preço do mercado. Esses primeiros avariados, não consegue nem dar mistura e aí, é vendido como milho podre para confinamento e a diferença de preço é muito grande”, explica Favretto.
Em outra propriedade, na mesma região, o sentimento de frustração é o mesmo. Na lavoura, foram cultivados cerca de 10.430 hectares do cereal. O agricultor Luiz Carlos Dalla Libera, conta que esperavam colher até 20 talhões a mais e estão colhendo menos.
“O milho quebrou cerca de 40% do que estava plantado, um custo de 100 sacas por hectare. O nosso custo básico está saindo com base no milho, aí tem maquinário, armazenagem, frete… E esse preço que está sendo ofertado frente a esses custos, não pagam as contas, o milho é muito trabalhoso e a conta fica no zero a zero ou, devendo um pouco”, pontua.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Palmeiras se reapresenta e avalia estratégia para jogo contra o Remo
Publicado em 05 de Novembro de 2026 ás 03h 43min
Economista do Plano Real acusa BC de causar rombo fiscal via juros
Publicado em 04 de Novembro de 2026 ás 17h 21min
Aneel mantém bandeira tarifária verde em novembro
Publicado em 04 de Novembro de 2026 ás 16h 20min
