Noticias
Nova Mutum: propriedades podem ter perdas de até 40% na produção de milho nesta safra
25 de Junho de 2024 as 11h 18min
Presença de insetos nas plantações do cereal aumentou a preocupação dos agricultores – Foto: Divulgação
Estiagem com altas temperaturas, infestação de insetos, presença de algumas doenças fúngicas e o excesso de chuvas na reta final da safra são alguns desafios enfrentados nos milharais em Nova Mutum. A estimativa na região Médio Norte é que as perdas cheguem até 40% da produtividade. Em algumas propriedades, o cenário coloca em risco a rentabilidade da produção diante da desvalorização do grão no mercado.
Conforme o agricultor Renan Favretto, o milho deste ano está com uma quebra que chega a cerca de 20%. Por ter plantado cedo, essa porcentagem não é o que esperava. Os milharais ocuparam uma área de quatro mil hectares este ano na propriedade.
“Nossa produção saiu com muito milho avariado. Então, além de ter a perda de produtividade tem essa questão do milho e por isso, ele está sendo vendido a 30% abaixo do preço do mercado. Esses primeiros avariados, não consegue nem dar mistura e aí, é vendido como milho podre para confinamento e a diferença de preço é muito grande”, explica Favretto.
Em outra propriedade, na mesma região, o sentimento de frustração é o mesmo. Na lavoura, foram cultivados cerca de 10.430 hectares do cereal. O agricultor Luiz Carlos Dalla Libera, conta que esperavam colher até 20 talhões a mais e estão colhendo menos.
“O milho quebrou cerca de 40% do que estava plantado, um custo de 100 sacas por hectare. O nosso custo básico está saindo com base no milho, aí tem maquinário, armazenagem, frete… E esse preço que está sendo ofertado frente a esses custos, não pagam as contas, o milho é muito trabalhoso e a conta fica no zero a zero ou, devendo um pouco”, pontua.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
UNESIN elege nova diretoria para o biênio 2026/2027
Publicado em 17 de Novembro de 2025 ás 13h 08min
Campanha reforça direito à isenção do IR a pacientes com câncer de próstata
Publicado em 17 de Novembro de 2025 ás 11h 06min
Ager-MT assume regulação do saneamento em Lucas
Publicado em 17 de Novembro de 2025 ás 09h 05min
