Noticias
Novas lombadas eletrônicas passam a funcionar de forma educativa em Sorriso
22 de Dezembro de 2023 as 10h 08min
Dispositivos de fiscalização foram instalados em oito pontos de Sorriso – Foto: Divulgação
Permitir uma maior fluidez no trânsito e reforçar a segurança em vias com alto índices de acidentes. Foi com esse objetivo que a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil de Sorriso ampliou o número de lombadas eletrônicas.
A partir dessa semana, oito novos pontos da cidade passam a contar com o dispositivo de segurança. Mesmo estando em pleno funcionamento, até o dia 10 de janeiro as lombadas eletrônicas funcionarão apenas de forma educativa.
Esse período, conforme explica o gestor da pasta, José Carlos Moura, é necessário para que os condutores se ‘familiarizem’ com os dispositivos de fiscalização. “É importante frisar que a função precípua desses equipamentos não é a aplicação de multa. Isso pode ser constatado pela sinalização o qual inclui até dispositivos luminosos alertando que naquele local é obrigatório reduzir a velocidade”, diz Moura ao avaliar que “a redução no número de acidentes gera economicidade com gastos em saúde, deslocamento de viaturas e demais procedimentos administrativos realizados após o registro desse tipo de ocorrência”.
“O condutor consciente respeita o limite de velocidade, dá preferência de passagem ao pedestre e dirige dentro do limite da velocidade permitida. Agora, aqueles que desrespeitam a legislação de trânsito, esses sim precisarão se adequar. Caso contrário serão responsabilizados administrativamente”, emenda o gestor.
O coordenador da Guarda Civil Municipal (GCM), Marcio Pires, explica que diferente dos radares cuja função é manter a velocidade constante ao longo da via, as lombadas eletrônicas são instaladas a fim de forçar que o condutor a reduzir a velocidade em um determinado ponto.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Inter só piora, perigo de rebaixamento cresce e discurso negacionista agrava
Publicado em 07 de Novembro de 2025 ás 08h 12min
Operação encontra queijo, presunto e salame vencidos sendo comercializados em Cuiabá
Publicado em 07 de Novembro de 2025 ás 07h 59min
Fiscalização apreende 30 garrafas de whisky suspeitas de adulteração em Itanhangá
Publicado em 07 de Novembro de 2025 ás 07h 12min
