Noticias
Novas lombadas eletrônicas passam a funcionar de forma educativa em Sorriso
22 de Dezembro de 2023 as 10h 08min

Permitir uma maior fluidez no trânsito e reforçar a segurança em vias com alto índices de acidentes. Foi com esse objetivo que a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil de Sorriso ampliou o número de lombadas eletrônicas.
A partir dessa semana, oito novos pontos da cidade passam a contar com o dispositivo de segurança. Mesmo estando em pleno funcionamento, até o dia 10 de janeiro as lombadas eletrônicas funcionarão apenas de forma educativa.
Esse período, conforme explica o gestor da pasta, José Carlos Moura, é necessário para que os condutores se ‘familiarizem’ com os dispositivos de fiscalização. “É importante frisar que a função precípua desses equipamentos não é a aplicação de multa. Isso pode ser constatado pela sinalização o qual inclui até dispositivos luminosos alertando que naquele local é obrigatório reduzir a velocidade”, diz Moura ao avaliar que “a redução no número de acidentes gera economicidade com gastos em saúde, deslocamento de viaturas e demais procedimentos administrativos realizados após o registro desse tipo de ocorrência”.
“O condutor consciente respeita o limite de velocidade, dá preferência de passagem ao pedestre e dirige dentro do limite da velocidade permitida. Agora, aqueles que desrespeitam a legislação de trânsito, esses sim precisarão se adequar. Caso contrário serão responsabilizados administrativamente”, emenda o gestor.
O coordenador da Guarda Civil Municipal (GCM), Marcio Pires, explica que diferente dos radares cuja função é manter a velocidade constante ao longo da via, as lombadas eletrônicas são instaladas a fim de forçar que o condutor a reduzir a velocidade em um determinado ponto.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Troca de técnico ainda não teve o efeito esperado no Grêmio
Publicado em 16 de Maio de 2025 ás 16h 38min
“Terra será incinerada”, diz Musk sobre a necessidade de colonizar Marte
Publicado em 16 de Maio de 2025 ás 15h 59min
Produtores de banana veem de perto novas tecnologias para a cultura
Publicado em 16 de Maio de 2025 ás 15h 58min