Noticias
Novas regras para vales-alimentação e refeição entram em vigor
12 de Fevereiro de 2026 as 09h 39min
Decreto assinado em novembro pelo presidente Lula alterou o programa – Foto: Divulgação
As novas regras do sistema de vale-alimentação e vale-refeição entraram em vigor terça (10). Em novembro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que altera o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) com o objetivo de ampliar a transparência, a concorrência e a integridade no setor.
Agora, a taxa de desconto (MDR) cobrada dos supermercados e restaurantes, pelas operadoras, não pode ultrapassar 3,6%. A tarifa de intercâmbio tem teto de 2%, sendo vedada qualquer cobrança adicional.
Além disso, o repasse do dinheiro aos estabelecimentos deve ocorrer em até 15 dias corridos após a transação. Até então, restaurantes e similares recebiam os valores 30 dias após as transações.
Já estavam em vigor, com a assinatura do decreto, as regras de proteção, com a proibição de práticas comerciais abusivas, como deságios, descontos, benefícios indiretos, prazos incompatíveis com repasses pré-pagos e vantagens financeiras não relacionadas à alimentação.
A nova regulamentação do PAT já foi questionada na Justiça pelas maiores empresas de vale-alimentação e refeição do país, que obtiveram liminares suspendendo fiscalização ou aplicação de punições. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), “por ora, elas estão protegidas de sanções por descumprimento das regras de taxas e prazos, mas não estão dispensadas das demais obrigações do decreto e do PAT”. “É fundamental que todas as empresas ajustem suas operações para estar em conformidade com o novo normativo, inclusive aquelas que possuem liminar.
As liminares não suspendem a vigência do decreto como um todo, nem estendem seus efeitos a outras empresas. O decreto está em pleno vigor e deve ser integralmente cumprido. A obrigatoriedade de observância das novas regras, como o teto de taxas e os prazos de liquidação, é imediata para todo o mercado, segundo a pasta.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Prefeitura faz a entrega simbólica do novo trecho da Av. Claudino Francio
Publicado em 13 de Maio de 2026 ás 15h 25min
Superando 900 inscrições, Getap comprova bom momento do milho
Publicado em 13 de Maio de 2026 ás 13h 24min
Safra de algodão deve cair 16% em 25/26 com redução da área plantada
Publicado em 13 de Maio de 2026 ás 12h 23min
