Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 19 de Julho de 2025

Noticias

Nova tecnologia chinesa pode deixar os caças ‘invisíveis’

14 de Março de 2025 as 10h 03min

Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia Eletrônica da China (UESTC) anunciaram o desenvolvimento de uma nova antena ultraplana. Segundo eles, o dispositivo pode revolucionar a comunicação e a navegação de caças de última geração.

Uma das grandes vantagens desta tecnologia é a possibilidade de reduzir as chances da aeronaves serem detectadas por radares inimigos. Em outras palavras, a antena ajuda a deixar os caças ‘invisíveis’, uma vantagem e tanto em meio a um possível conflito armado.

O equipamento tem uma altura de apenas 0,047 vezes o comprimento de onda de baixa frequência. Os pesquisadores explicam que isso foi essencial para combinar com o perfil cada vez mais plano das aeronaves de combate.

Com oito elementos dispostos em uma matriz circular, a antena pode se integrar à estrutura do jato sem comprometer as faixas de frequência nas quais opera. Além disso, não afeta o desempenho aerodinâmico e minimiza a assinatura de calor, garantindo a capacidade de se manter invisível aos radares. As informações são do South China Morning Post.

O desenvolvimento da antena não foi uma tarefa fácil. O maior obstáculo era o tamanho do dispositivo. Isso porque um equipamento maior poderia trazer sérios prejuízos aos caças, tornando eles mais pesados e fáceis de serem detectados.

Por conta disso, os pesquisadores trabalharam no desenvolvimento de um protótipo de apenas 5 mm de altura e a operação em uma ampla faixa de frequências. Isso foi possível graças a reorganização dos elementos da antena em uma matriz circular.

Como ela também é omnidirecional, pode focar sinais em todas as direções, otimizando a capacidade de comunicação. A presença de uma parede de curto-circuito ainda auxilia no controle do fluxo de corrente elétrica e na absorção de energia extra, dificultando a ação de radares e outros sistemas de detecção.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Municípios se preparam para atrair grandes investimentos

Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 15h 20min


Abel mostra ter dificuldade de extrair o máximo de jogadores do Palmeiras

Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 14h 20min


Sinop recebe programa de capacitação e implantação de fanfarras do Instituto Ciranda neste domingo

Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 13h 30min


Jornal Online

Edição nº1592- 19/07/2025