Noticias
Nova Ubiratã: mapeamento de áreas de risco vai subsidiar ações preventivas
17 de Março de 2024 as 06h 48min
Na atividade, são identificadas as áreas suscetíveis a desastres – Foto: Divulgação
A Defesa Civil de Mato Grosso realizou nesta semana o mapeamento das áreas de risco no municípo de Nova Ubiratã. A ação tem caratér preventivo e visa subsidiar a elaboração, por parte do município, de um plano de resposta em caso de emergência.
"O mapeamento foi solicitado pela Prefeitura, diante da preocupação dos gestores do município e da sociedade organizada com ocorrências meteorológicas no município. Fizemos orientações e indicamos alguns caminhos para que sejam tomadas as medidas preventivas ou corretivas nos locais mapeados, para prevenir possíveis desastres", explicou o coordenador de Prevenção e Preparação da Defesa Civil Estadual, subtenente BM José Bruno de Souza Filho.
Na quarta, a equipe estadual se reuniu com o prefeito Edegar Bernardi, gestores municipais e representantes da sociedade organizada para tratar das ações de mapeamento das áreas de risco do município. Já nesta quinta-feira a equipe foi a campo para as vistorias.
Na atividade, os agentes da Defesa Civil identificam as áreas suscetíveis a desastres, como alagamentos, enxurradas e movimento de massa, e avaliam a probabilidade da ocorrência.
Por meio do mapeamento topográfico, as equipes também obtêm as características físicas da região, como elevações, rios, estradas e a localização das casas. A ação ainda envolve o mapeamento de vulnerabilidade, por meio do qual a Defesa Civil avalia a exposição e capacidade de resposta em caso de desastre. O levantamento da Defesa Civil Estadual, que será entregue à Prefeitura, vai subsidiar a adoção de medidas preventivas.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Após cobrança de Zuckerberg, óculos de realidade mista da Meta devem atrasar
Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 11h 16min
4 deputados federais se posicionam contra reforma administrativa
Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 11h 14min
PIB desacelera no 3º trimestre, mas agro puxa crescimento
Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 09h 13min
