Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 18 de Fevereiro de 2026

Noticias

Nova Ubiratã pede revogação ao STF de lei que criou novo município

09 de Fevereiro de 2024 as 06h 04min

Prefeitura alega que arrecadação vai despencar 27% - Foto: Divulgação

A prefeitura de Nova Ubiratã entrou com um pedido para que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspenda a criação do município de Boa Esperança do Norte. A implantação foi autorizada em outubro do ano passado pelos ministros da Suprema Corte.

Nova Ubiratã alega que perderá uma área significativa de seu território, resultando em perda de arrecadação. O município apresentou ao STF, por meio de recurso contra a decisão, um Estudo de Impacto Econômico, que aponta uma perda de R$ 33 milhões por ano, equivalente a 27% da arrecadação anual.

“(...) Comprometendo a manutenção da municipalidade, gerando prejuízos irreversíveis para a população”. Caso a emancipação do distrito de Boa Esperança do Norte seja mantida, Nova Ubiratã alega que precisará efetuar uma demissão em massa de servidores públicos e terá que paralisar serviços essenciais.

“Não há prejuízo reverso em se aguardar o esgotamento das discussões em debate. São relevantes os argumentos postos e os documentos carreados e ainda não examinados. Há probabilidade do direito invocado porque a fundamentação escrita se coaduna com a documentação acoplada. Poderá o distrito de Boa Esperança – aqui agasalhado pela pessoa da arguente – aguardar o desfecho da ação, com o trânsito em julgado, para endereçar eventuais legislaturas”, afirma Nova Ubiratã, na petição.

O município pediu a revogação da lei ao STF e que, ao final, declare a nulidade da decisão que autorizou a implantação do novo município. Subsidiariamente, caso o Supremo não reverta a decisão, que apenas Sorriso perca território, já que, segundo Nova Ubiratã, a maioria da população local votou contra a emancipação, em um plebiscito realizado em março de 2000.

Fonte: DA REPORTAGEM - Só Notícias

Veja Mais

Breno Bidon avança em recuperação de lesão e inicia a transição

Publicado em 18 de Fevereiro de 2026 ás 17h 40min


Exportações de carne bovina crescem 38% em janeiro e mantêm ritmo forte no início de 2026

Publicado em 18 de Fevereiro de 2026 ás 15h 40min


Escassez global de fertilizantes fosfatados impulsiona preços

Publicado em 18 de Fevereiro de 2026 ás 14h 24min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026