Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 23 de Dezembro de 2025

Noticias

Nova vacina contra a dengue está disponível em Sinop

06 de Julho de 2023 as 08h 00min

Imunizante está disponível na rede particular – Foto: Divulgação

O controle da dengue passa a ser reforçado por uma nova vacina disponível no mercado brasileiro de imunizantes.

A aplicação da Qdenga está autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o público de 4 a 60 anos, em duplo esquema vacinal e com intervalo de 3 meses.

O imunizante do laboratório japonês Takeda é composto por quatro diferentes sorotipos do vírus da dengue, transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, demonstrando eficácia geral de 80,2% durante os estudos clínicos.

Pela resolução 661/23 da Anvisa, a vacina passa a ser disponível em clínicas particulares de todo o Brasil. Em Sinop, o imunizante pode ser adquirido na Clínica de Vacinas do Hospital Dois Pinheiros. Conforme a médica e diretora do hospital, Anna Letícia Yanai, os casos de dengue são frequentes nos atendimentos da emergência. Com a aplicação, além dos casos diminuírem, também é reduzido o número de situações agravadas pela infecção.

“No Centro-Oeste nós temos uma grande incidência de casos de Dengue, por isso a necessidade da prevenção. Além da Anvisa, a Agência Sanitária Europeia também deu aval positivo para o imunizante, sendo aprovada ainda no final do ano passado, então essa vacina é bem aceita”, concluiu a médica.

No Brasil, a incidência de casos de dengue quase triplicou entre os anos de 2021 e 2022, saltando de 552.446 para 1.450.270 casos prováveis registrados na série histórica disponível pelo Ministério da Saúde. Em 2023 até o início do mês de junho, 1.379.983 casos prováveis foram registrados em todo o país.

No Centro-Oeste, 348.660 prováveis casos de infecções por dengue foram registrados no ano passado. Neste ano, o quantitativo de possíveis infecções foi de 133.064 até o mês de junho, e em Mato Grosso 21.233 possíveis casos, também até o período do primeiro semestre.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

MT registra o maior número de feminicídio dos últimos 5 anos

Publicado em 23 de Dezembro de 2025 ás 07h 15min


ANTT destrava Ferrogrão e retoma agenda ferroviária

Publicado em 23 de Dezembro de 2025 ás 05h 14min


Setor produtivo critica cautela do BC e cobra início do corte de juros

Publicado em 22 de Dezembro de 2025 ás 13h 23min


Jornal Online

Edição nº1701 - 23/12/2025