Noticias
Novidade no manejo inteligente e sustentável de ameaças
28 de Abril de 2023 as 09h 53min
Plataforma inteligente usa geoprocessamento e inteligência artificial – Foto: Divulgação
Os danos decorrentes de pragas e doenças nas lavouras geram prejuízos bilionários todos os anos aos agricultores. Para tentar minimizar essas perdas no campo, a GAtec, especializada no desenvolvimento de ferramentas para a gestão agroindustrial, apresentará durante a Agrishow, em Ribeirão Preto, de 1º a 5 de maio, as novidades do MAPFY Shield Geoprotection, sua ferramenta para manejo inteligente, integrado e sustentável de ameaças.
A plataforma inteligente desenvolvida em parceria com empresas especialistas em Entomologia e com apoio de clientes, que está em uso e consolidada em usinas de cana-de-açúcar, em breve também estará disponível para citros, grãos e algodão. Segundo Fernando Bortolazzo, sócio fundador e CTO da GAtec, a ideia é lançar o MAPFY Shield Geoprotection para outras culturas já no segundo semestre deste ano. “Estamos com novas parcerias e em contato com clientes dessas culturas para nos apoiar nas configurações e adequações e ampliar o uso dessa poderosa tecnologia em diversas áreas”, diz.
Na prática, a solução ajuda na rápida tomada de decisão de forma mais assertiva, por meio de geoprocessamento e inteligência artificial desde o planejamento, monitoramento e controle, com isso, otimiza toda a operação. A tecnologia se destaca por abranger todas as etapas do programa de Manejo Integrado de Pragas (MIP), além de permitir a criação de um banco de dados rico em informações e a realização de estudos técnicos e econômicos com base em índices de perdas e efetividade dos controles.
Ainda segundo Bortolazzo, a tecnologia é totalmente isenta de viés comercial no que diz respeito a produtos químicos e biológicos, visando sempre a eficiência operacional e a redução de custos dos produtores. “As sugestões passadas ao produtor é sempre priorizando o manejo mais adequado e sustentável com menor custo, focado na individualidade e características de cada área, levando em consideração o índice de infestação”, destaca.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Sorriso avança em acordo para um novo anel viário
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 12h 42min
Diego & Arnaldo se apresentam neste sábado; renda para Hospital de Câncer
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 10h 40min
Quilombolas pautam práticas tradicionais como soluções climáticas na COP30
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 08h 36min
