Noticias
Novo decreto torna obrigatória a alimentação de sistema em tempo real
17 de Setembro de 2025 as 12h 56min
Hospitais devem atualizar dados de leitos e internações diariamente – Foto: Assessoria
O Governo de Mato Grosso tornou obrigatório que todas as unidades hospitalares, públicas e privadas, alimentem o sistema IndicaSUS em tempo real. A medida passou a valer em 10 de setembro e visa melhorar a gestão e o monitoramento da saúde no estado.
O Decreto nº 1.674 alterou norma de 2023 e detalha que os dados devem ser inseridos de forma imediata, prevendo penalidades para quem descumprir a regra. “Essa medida vai melhorar a vigilância e a regulação, garantindo que os pacientes sejam atendidos com celeridade e eficiência”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Todos os leitos existentes nas unidades devem ser registrados, não apenas aqueles faturados, contratados ou do SUS. O sistema atualizado permitirá a geração de indicadores globais, por unidade e por categoria de agravo, oferecendo visão completa da ocupação hospitalar.
Os hospitais são responsáveis por garantir operadores suficientes para atualizar o sistema diariamente, inclusive em finais de semana e feriados. Devem ser inseridos internações, número de pacientes por dia, taxa de ocupação, duração média de internação, letalidade e demais indicadores que reflitam a realidade da unidade.
O descumprimento é considerado infração sanitária, sujeita a advertência, multa ou interdição parcial ou total. A alimentação em tempo real do módulo Mapa de Leitos também impacta contratos: pode gerar não pagamento de serviços, advertências, multa e impedimento de licitar com o Estado por até dois anos.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
MDB repudia áudios ofensivos contra deputada Janaína Riva
Publicado em 08 de Novembro de 2025 ás 09h 54min
Chance de título do Palmeiras sobe para 74%, e Flamengo fica com 23%
Publicado em 08 de Novembro de 2025 ás 07h 51min
Defesa Civil reforça orientações para cuidados no período de chuvas intensas
Publicado em 08 de Novembro de 2025 ás 05h 53min
