Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 14 de Outubro de 2025

Noticias

Novo monitor para sementes graúdas aperfeiçoa plantio

10 de Junho de 2025 as 09h 39min

Equipamento detecta falhas na distribuição em tempo real – Foto: Assessoria

O plantio é considerado uma das principais etapas para o sucesso de uma safra. Para melhorar a performance e a produtividade das culturas ao final de cada ciclo, a FertiSystem, empresa especialista em soluções para o plantio, acaba de lançar o Galilei, um monitor eletrônico voltado ao controle da distribuição de sementes graúdas como soja, milho e feijão.

Desenvolvido para atuar em tempo real, o sistema fornece ao operador informações precisas sobre falhas como ausência de sementes, duplicações, travamentos, hectarímetro parcial e total, velocímetro e alarmes de excesso de velocidade.

O sistema opera por meio de sensores instalados nos tubos condutores das semeadoras. “Eles coletam dados que são processados instantaneamente e apresentados em uma tela touchscreen de uso simples. Por exemplo, quando detecta qualquer variação fora do padrão, como taxa de deposição fora da meta ou velocidade do trator acima do limite configurado, ele emite alertas imediatos para que o operador possa agir linha por linha, evitando a continuidade do plantio com erro”, explica, Jean Rodrigo Mello Severo, engenheiro eletricista na FertiSystem, responsável técnico pelo projeto.

A solução busca atender a uma demanda crescente por eficiência e rastreabilidade nas operações agrícolas. “O Galilei foi projetado para garantir que cada linha da plantadeira esteja trabalhando dentro do que foi planejado. Com isso, o produtor tem um controle mais rigoroso sobre o processo”, reitera o especialista. O monitor é compatível com todos os modelos de plantadeiras voltadas ao cultivo de sementes graúdas. Segundo Severo, a simplicidade operacional é um dos diferenciais. “Com poucos passos, o sistema está pronto para funcionar. Não é necessário reconfigurar constantemente, o que facilita a rotina no campo”, diz.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Motorista bêbado colide em dois veículos, tenta fugir e é preso em Sinop

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 07h 34min


Nova lei assegura às gestantes poder a escolha entre parto normal ou cesárea

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 06h 34min


Exportações de carne bovina de MT para Argentina e Uruguai disparam em meio ao tarifaço de Trump

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 05h 35min


Jornal Online

Edição nº1653- 14/10/2025