Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 16 de Outubro de 2025

Noticias

Novo traçado ferroviário conectará Mato Grosso ao litoral da Bahia

10 de Dezembro de 2024 as 05h 40min

FICO e Fiol conecterão Centro-Oeste aos principais portos do país – Foto: Divulgação

O tema ‘ferrovias’ está cada vez mais em voga em Mato Grosso. Além da Ferrovia Estadual e da futura Ferrogrão, agora um novo traçado ferroviário, planejado para conectar Mato Grosso ao litoral da Bahia, está em desenvolvimento e promete reduzir gargalos logísticos no Brasil.

A ferrovia, com 2,4 mil km de extensão, integrará a Ferrovia do Centro-Oeste (FICO) e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), unindo as regiões produtoras do Centro-Oeste aos principais portos do país.

O projeto prevê a ligação entre Lucas do Rio Verde e Ilhéus/BA, passando por diversas cidades ao longo do trajeto. O objetivo é facilitar o escoamento da produção agrícola e industrial, além de impulsionar o desenvolvimento econômico e social nas áreas abrangidas.

O Governo Federal pretende conceder a construção e operação da ferrovia à iniciativa privada, transferindo a responsabilidade de um investimento bilionário que se estende há mais de uma década.

Estudos técnicos e econômicos conduzidos pela Infra S.A. devem ser finalizados em breve e enviados à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para análise. A estratégia de parceria público-privada busca acelerar a conclusão da obra e garantir eficiência na operação da ferrovia.

Em Mato Grosso, a Vale já iniciou a construção de 383 km da FICO entre Mara Rosa/GO e Água Boa, como contrapartida pela renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas.

Na Bahia, a construção da Fiol está em andamento. A Bamin Mineração é responsável por 171 km de trilhos entre Ilhéus e Caetité, mas enfrenta desafios financeiros que podem levar à devolução da concessão. Paralelamente, o Governo Federal concluiu outros 243 km, com investimentos que totalizaram R$ 494 milhões em 2024.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Vento solar poderoso quebra a cauda do cometa mais brilhante do ano

Publicado em 16 de Outubro de 2025 ás 11h 25min


Taxação de bets, bancos e bilionários só é injusta para desinformados, diz Haddad

Publicado em 16 de Outubro de 2025 ás 10h 24min


Sinop lança Campanha Refis com descontos para regularizar tributos

Publicado em 16 de Outubro de 2025 ás 09h 24min


Jornal Online

Edição nº1655- 16/10/2025