Noticias
Novo traçado ferroviário conectará Mato Grosso ao litoral da Bahia
10 de Dezembro de 2024 as 05h 40min
FICO e Fiol conecterão Centro-Oeste aos principais portos do país – Foto: Divulgação
O tema ‘ferrovias’ está cada vez mais em voga em Mato Grosso. Além da Ferrovia Estadual e da futura Ferrogrão, agora um novo traçado ferroviário, planejado para conectar Mato Grosso ao litoral da Bahia, está em desenvolvimento e promete reduzir gargalos logísticos no Brasil.
A ferrovia, com 2,4 mil km de extensão, integrará a Ferrovia do Centro-Oeste (FICO) e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), unindo as regiões produtoras do Centro-Oeste aos principais portos do país.
O projeto prevê a ligação entre Lucas do Rio Verde e Ilhéus/BA, passando por diversas cidades ao longo do trajeto. O objetivo é facilitar o escoamento da produção agrícola e industrial, além de impulsionar o desenvolvimento econômico e social nas áreas abrangidas.
O Governo Federal pretende conceder a construção e operação da ferrovia à iniciativa privada, transferindo a responsabilidade de um investimento bilionário que se estende há mais de uma década.
Estudos técnicos e econômicos conduzidos pela Infra S.A. devem ser finalizados em breve e enviados à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para análise. A estratégia de parceria público-privada busca acelerar a conclusão da obra e garantir eficiência na operação da ferrovia.
Em Mato Grosso, a Vale já iniciou a construção de 383 km da FICO entre Mara Rosa/GO e Água Boa, como contrapartida pela renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas.
Na Bahia, a construção da Fiol está em andamento. A Bamin Mineração é responsável por 171 km de trilhos entre Ilhéus e Caetité, mas enfrenta desafios financeiros que podem levar à devolução da concessão. Paralelamente, o Governo Federal concluiu outros 243 km, com investimentos que totalizaram R$ 494 milhões em 2024.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
12 câmeras do Vigia Mais MT são instaladas em comunidade rural em Nova Mutum
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 17h 06min
Assembleia cria comissão para alinhar regras das emendas
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 16h 06min
Obras de implantação do BRT estão com 5 frentes de serviço em andamento
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 15h 05min
