Noticias
OAB Sinop pede nova Vara Federal para atender crescimento processual
08 de Outubro de 2024 as 15h 36min
Solicitação é fundamentada no crescimento econômico e populacional da região – Foto: DivulgaçãoA Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 6ª subseção Sinop protocolou junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região e Justiça Federal, um pedido formal para a criação de uma nova Vara Federal na comarca de Sinop.
A solicitação, assinada pela diretoria da subseção e representantes de comissões temáticas, é fundamentada no expressivo crescimento econômico e populacional da região, que tem gerado um aumento na demanda processual nas varas já existentes. O requerimento foi recebido pelo juiz federal, Dr. Marcel Queiroz Linhares.
O secretário-geral adjunto da OAB Sinop, Édilo Braga, destacou a importância da medida para a melhoria da prestação jurisdicional. “A criação de uma nova vara na comarca de Sinop é essencial para garantir uma justiça mais célere e eficiente. O volume de processos, aliado ao desenvolvimento econômico da cidade e região, exige que a Justiça Federal tenha uma estrutura compatível com essa realidade”.
Atualmente a Justiça Federal de Sinop conta com apenas duas varas, que enfrentam uma demanda processual crescente. Apenas no último período, a 1ª Vara Federal distribuiu 2.411 processos líquidos, enquanto a 2ª Vara distribuiu 2.022 processos. Essas unidades judiciais acumulam, em média 10 mil processos por vara, o que tem gerado atrasos na tramitação e frustração entre os jurisdicionados e a advocacia.
O pedido de criação de uma nova Vara visa não apenas desafogar as varas existentes, mas também redistribuir as demandas de forma mais equilibrada e, eventualmente, especializar-se em áreas temáticas que atendam às necessidades da população.
A instalação de uma nova Vara Federal em Sinop possibilitará uma prestação jurisdicional mais ágil e qualificada, especialmente diante do crescimento econômico e populacional da região, explica Édilo Braga. “A OAB Sinop, ao protocolar o pedido, reconhece o trabalho dos magistrados e servidores que têm se dedicado a manter a qualidade dos serviços, mesmo diante do volume crescente de processos”.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
BNDES libera mais R$ 4,8 bi para programas agopecuários
Publicado em 27 de Janeiro de 2025 ás 09h 52min
Derretimento de gelo revela cabeça de lobo gigante de 40 mil anos
Publicado em 27 de Janeiro de 2025 ás 07h 51min
O legado da Norte Show 2024 e as expectativas para 2025
Publicado em 27 de Janeiro de 2025 ás 05h 50min