Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 16 de Maio de 2026

Noticias

O cuidado é essencial: trabalho, direito e política

07 de Julho de 2025 as 16h 18min

Falar de cuidado é, antes de tudo, um ato político. É reconhecer um trabalho historicamente invisibilizado, desvalorizado e, quase sempre, naturalizado como uma obrigação feminina. A recente criação da Política Nacional de Cuidados, instituída pela Lei nº 15.069/2024, representa um marco importante nesse debate — mas também revela o quanto ainda precisamos avançar para garantir justiça social, igualdade de gênero e dignidade a quem cuida.

Historicamente, o cuidado sempre teve rosto, cor e classe: o das mulheres pobres, negras e periféricas, que sustentam com seu trabalho a vida de outras famílias, enquanto as suas seguem à margem das políticas públicas. O Estado se ausenta, o mercado explora e a sociedade ignora.

A nova política propõe ações para redistribuir o trabalho do cuidado entre o Estado, o mercado, as famílias e a comunidade. Ela reconhece que esse trabalho tem valor econômico, social e humano. Inclui medidas como a ampliação de creches, serviços de cuidado a pessoas com deficiência e idosos, bem como políticas de valorização das trabalhadoras do setor. No entanto, ainda é preciso garantir orçamento, fiscalização, formação profissional e acesso igualitário aos serviços, especialmente para as regiões mais vulneráveis.

A luta pelo direito ao cuidado caminha junto com a luta pelo direito ao tempo livre, à autonomia, à renda e à vida plena. Sem isso, a igualdade entre homens e mulheres continuará sendo apenas um ideal distante. É preciso romper com a lógica da exploração silenciosa, que transforma o amor em obrigação e o cuidado em fardo.

Cuidar é um ato político. E reconhecer isso é o primeiro passo para transformar a realidade de milhões de mulheres que carregam, sozinhas, o peso invisível da manutenção da vida. A Política Nacional de Cuidados é um avanço, mas só ganhará força se houver mobilização coletiva. É da nossa conta. Da minha. Da sua. De toda a sociedade.

DAYNA LANNES É JUÍZA DO TRABALHO DA 23ª REGIÃO E ANDREA MARIA ZATTAR É ADVOGADA, MEMBRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS MULHERES DE CARREIRA JURÍDICA (ABMCJ)

Fonte: DAYNA LANNES E ANDREA MARIA ZATTAR

Veja Mais

CRAS Boa Esperança recebe mutirão do Cadastro Único neste sábado

Publicado em 16 de Maio de 2026 ás 06h 38min


Durante abertura, Dilmar destaca força da pecuária em Mato Grosso

Publicado em 16 de Maio de 2026 ás 04h 34min


Oceanos esquentam e quebram recordes de temperatura às vésperas de super El Niño

Publicado em 15 de Maio de 2026 ás 18h 09min


Jornal Online

Edição nº1799 - 16a18/05/2026