Noticias
Oftamologista alerta sobre cegueira evitável
26 de Outubro de 2023 as 07h 05min

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 2,2 bilhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual, sendo que pelo menos um bilhão delas enfrenta deficiência visual moderada ou grave.
Recentemente, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) divulgou o relatório As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2023, destacando que pessoas de faixas etárias mais elevadas e com menor poder aquisitivo estão mais suscetíveis a problemas de visão, incluindo cegueira ou baixa visão.
O Dr. Elmer Salviano, oftalmologista do Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC) ressalta que a catarata e os erros de refração não corrigidos estão entre os principais problemas de visão, respondendo por 75% de todos os tipos de deficiência visual entre os idosos.
“Felizmente, muitos desses casos podem ser tratados e revertidos quando detectados precocemente, demonstrando ainda mais a importância da prevenção e da realização de exames”, enfatiza o oftalmologista.
Assim como a idade, a faixa de renda desempenha um papel significativo nas questões relacionadas à saúde ocular no Brasil e em todo o mundo. Estima-se que no Brasil, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas vivam com cegueira, e a grande maioria dessas pessoas está situada em grupos economicamente vulneráveis.
A correlação entre a baixa renda e problemas de visão é um reflexo das complexas disparidades no acesso aos cuidados médicos, incluindo cuidados oftalmológicos. “As pessoas com baixa renda muitas vezes têm menos acesso a informações sobre saúde ocular e podem não estar cientes da importância dos exames oftalmológicos regulares. Além disso, os custos associados aos cuidados oftalmológicos, como exames, óculos e cirurgias, podem ser proibitivos para aqueles que têm recursos financeiros limitados. As barreiras geográficas e logísticas tornam ainda mais difícil procurar ajuda médica quando necessário”, explica Elmer.
O Dr. Elmer destaca também a conscientização sobre hábitos que adotamos e podem prejudicar gradualmente nossa visão. “Esfregar os olhos pode introduzir sujeira e bactérias, podendo causar infecções ou danos à córnea. Além disso, tempo excessivo de tela, sono inadequado, e má nutrição, bem como negligenciar exames oftalmológicos regulares, são hábitos que podem contribuir para problemas”.
Segundo o especialista, a data é fundamental para alertar sobre a importância da detecção precoce, do acesso a cuidados oftalmológicos e da conscientização sobre os problemas de visão.
“O objetivo não é apenas prevenir a cegueira evitável, mas também melhorar a qualidade de vida daqueles que já enfrentam desafios de visão”, completa o médico.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Temperaturas baixas podem elevar em até 30% o risco de AVC
Publicado em 25 de Maio de 2025 ás 07h 36min
Audiência discutirá renovação da concessão da Energisa
Publicado em 25 de Maio de 2025 ás 05h 34min
Polícia Civil fecha posto clandestino que abastecia garimpo em Pontes e Lacerda
Publicado em 24 de Maio de 2025 ás 13h 40min