Noticias
Onda de calor provoca maior consumo de energia dos últimos 23 anos em MT
05 de Outubro de 2023 as 13h 19min
Segundo Energisa, transformadores não têm suportado os picos de energia – Foto: Divulgação
Mato Grosso registrou a maior carga de energia já medida em 23 anos em agosto deste ano, conforme um levantamento feito pela concessionária de energia no estado. Segundo a empresa, o consumo chegou ao pico de demanda máxima com 2.2 gigawatts.
Em 2020, quando o estado enfrentou a maior seca em 60 anos e a onda de queimadas no Pantanal, o maior pico de consumo de energia foi registrado em outubro, com 2.0 gigawatts de demanda máxima, segundo a Energisa.
A onda intensa de calor chegou até mesmo a provocar falta de energia em diversos municípios, como Sinop, Sorriso, Várzea Grande, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Campo Verde, Alta Floresta e também na capital.
A concessionária informou que, neste dia, 21 transformadores pararam de funcionar por pico de carga. Além disso, há previsão de que em outubro e novembro ocorram novos recordes de demanda por energia.
Cuiabá alcançou a maior temperatura do país no inverno deste ano com 41,8º, no último dia 22, de acordo com o Instituto. As altas temperaturas são parte de uma onda de calor que atinge quase todo o Brasil, causada pelo fenômeno do El Niño.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Exportações recordes de soja e milho impulsionam o agronegócio brasileiro
Publicado em 09 de Novembro de 2025 ás 05h 52min
Mato Grosso obtém crédito de US$ 100 milhões do Bird
Publicado em 08 de Novembro de 2025 ás 13h 58min
Mauro Mendes lidera disputa ao Senado
Publicado em 08 de Novembro de 2025 ás 11h 52min
