Noticias
ONGs defensoras do pacto podem virar alvo de CPI em Brasília
19 de Julho de 2024 as 10h 11min

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal devem analisar nos próximos dias um pedido para abertura de uma CPI Mista que pretende investigar a atuação das organizações não governamentais na implantação da Moratória da Soja no Brasil.
O anúncio foi feito pela deputada federal Coronel Fernanda) durante a audiência pública que debateu os impactos negativos do acordo que proíbe a compra do grão produzido em áreas do bioma Amazônia desmatadas após 2008, mesmo que a abertura tenha sido feita de acordo com a lei.
A audiência pública, assunto do Conexão FPA-MT desta semana, foi convocada pela deputada Coronel Fernanda, que nos últimos meses participou de outras reuniões para discutir o assunto e é contra a Moratória da Soja.
“A Moratória tem causado um enorme prejuízo e vai causar ainda mais, principalmente nos estados que fazem parte da região Centro-Oeste e Norte do nosso país, que são estados que estão neste momento começando a se desenvolver”, disse a deputada federal durante a audiência pública.
A parlamentar ressaltou ainda que “não podemos retroceder” e que “não concordamos com o posicionamento dessas ONGs, porque os produtores rurais do nosso país respeitam as leis, produzem e preservam”.
Também de Mato Grosso, a senadora Rosana Martinelli reforçou as críticas ao pacto e ressaltou que a situação é preocupante. “Se o governo realmente quiser resolver, resolve controlando o desmatamento. Hoje é monitorado, porque você mexeu dois, três metros da sua área já vem a notificação. Não tem o porquê ter tanto critério para resolver a Moratória da Soja, sendo que o governo brasileiro tem como conter em tempo real o desmatamento”.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Biocombustível de milho impulsiona produção e expande fronteiras agrícolas
Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 43min
Andreas deixa Libertadores de 2021 para trás e exalta: “cheguei e fui convocado”
Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 11h 40min
Deputado mobiliza CPI para apurar falhas em barragem
Publicado em 13 de Setembro de 2025 ás 09h 42min