Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 29 de Junho de 2026

Noticias

Operação contra garimpo ilegal resulta em R$ 1 milhão em multas

19 de Abril de 2023 as 10h 08min

Ações aconteceram em Novo Mundo, Matupá e Peixoto de Azevedo - Foto: Sema/MT

Equipes de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) encerraram na segunda (17) operação integrada contra garimpo ilegal em Novo Mundo, Matupá e Peixoto de Azevedo, com aplicação de multa de R$ 1 milhão e embargos.

A ação conjunta entre Sema, Agência Nacional de Mineração (ANM), Batalhão de Proteção Ambiental de Policia Militar, Batalhão de Polícia Militar de Sinop e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) teve início no dia 10 de abril, com objetivo de atender denúncias de crimes ambientais de lavras e extração de minério de ouro sem títulos e anuência do órgão federal competente.

A ação também apurou denúncias de instalação e operação sem licenciamento ambiental; operação em desacordo com legislação; danos em área de preservação permanente; descumprimento de embargos e monitoramento de empreendimentos licenciados/autorizados.

Além da autuação e embargo, foram apreendidos quatro tratores retroescavadeiras, um conjunto de motor estacionário, um britador e dois moinhos. Também, nove motores diesel estacionários acoplados a bomba d’água foram inutilizados.

Os pontos da operação foram planejados após denúncias na Sema e solicitação da ANM, com cruzamento de imagens de satélites de alta resolução e base de dados do órgão ambiental.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

De virada, Brasil bate o Japão nos acréscimos e vai às oitavas de final

Publicado em 29 de Junho de 2026 ás 15h 03min


Conheça os ganhadores dos prêmios da campanha “Amor em Dose Dupla”

Publicado em 29 de Junho de 2026 ás 13h 31min


CMN passa a exigir fotos com localização comprovada

Publicado em 29 de Junho de 2026 ás 12h 14min


Jornal Online

Edição nº1829 - 30/06/2026