Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 17 de Fevereiro de 2026

Noticias

Operação da GCM mira veículos em situação de abandono nas ruas de Sorriso

05 de Março de 2024 as 11h 11min

Operação se estenderá durante todo o mês de março – Foto: Divulgação

Assim como Nova Mutum fez dias atrás, como divulgado pelo Diário do Estado MT, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorriso deflagrou na segunda-feira (4) a operação Hígia que consiste no recolhimento de veículos automotores em vias públicas.

Ao todo, 18 guardas municipais atuaram de forma ostensiva na sede e também nos distritos do Município. A operação ainda conta com suporte do setor administrativo e de videomonitoramento em tempo real por meio da Central de Controle Operacional (CCO).

Coordenador da GCM, Márcio Pires explica que são alvos da operação os veículos em estado de abandono, estacionado na via ou em estacionamento público, sem capacidade de locomoção por meios próprios e que, devido a seu estado de conservação e processo de deterioração, ofereça risco à saúde pública, à segurança pública ou ao meio ambiente, independentemente de encontrar-se estacionado em local permitido, conforme a Resolução nº 985/2022.

“O município de Sorriso possui um regramento próprio o qual proíbe o abandono de veículos em via pública, espaços públicos ou até mesmo em terrenos próprios. Constatada a irregularidade o veículo é recolhido ao pátio e, caso o proprietário não se manifeste dentro do prazo legal, o bem será leiloado como sucata”, afirma o GCM.

Responsável pela pasta, José Carlos Moura, afirma que a medida tem caráter de saúde pública e de segurança, uma vez que os veículos abandonados servem como criadouros de animais peçonhentos, de mosquitos Aedes aegypti – transmissores de doenças como dengue, Zika vírus e Chikungunya, e como esconderijo para pessoas nocivas a sociedade.

“O número de reclamações nesse sentido aumentou consideravelmente, e isso é reflexo da falta de zelo de uma minoria. Não é justo que os moradores de uma rua ou de um bairro inteiro sejam penalizados pela irresponsabilidade de uma única pessoa”, assevera.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Nova Mutum conquista Selo Ouro do MEC e avança na alfabetização

Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 12h 24min


BC registra primeiro incidente com vazamento de chaves Pix em 2026

Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 11h 23min


Lucas do Rio Verde tem meta de 100% de área até o fim do ano

Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 10h 22min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026