Noticias
Operação da GCM mira veículos em situação de abandono nas ruas de Sorriso
05 de Março de 2024 as 11h 11min
Operação se estenderá durante todo o mês de março – Foto: Divulgação
Assim como Nova Mutum fez dias atrás, como divulgado pelo Diário do Estado MT, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorriso deflagrou na segunda-feira (4) a operação Hígia que consiste no recolhimento de veículos automotores em vias públicas.
Ao todo, 18 guardas municipais atuaram de forma ostensiva na sede e também nos distritos do Município. A operação ainda conta com suporte do setor administrativo e de videomonitoramento em tempo real por meio da Central de Controle Operacional (CCO).
Coordenador da GCM, Márcio Pires explica que são alvos da operação os veículos em estado de abandono, estacionado na via ou em estacionamento público, sem capacidade de locomoção por meios próprios e que, devido a seu estado de conservação e processo de deterioração, ofereça risco à saúde pública, à segurança pública ou ao meio ambiente, independentemente de encontrar-se estacionado em local permitido, conforme a Resolução nº 985/2022.
“O município de Sorriso possui um regramento próprio o qual proíbe o abandono de veículos em via pública, espaços públicos ou até mesmo em terrenos próprios. Constatada a irregularidade o veículo é recolhido ao pátio e, caso o proprietário não se manifeste dentro do prazo legal, o bem será leiloado como sucata”, afirma o GCM.
Responsável pela pasta, José Carlos Moura, afirma que a medida tem caráter de saúde pública e de segurança, uma vez que os veículos abandonados servem como criadouros de animais peçonhentos, de mosquitos Aedes aegypti – transmissores de doenças como dengue, Zika vírus e Chikungunya, e como esconderijo para pessoas nocivas a sociedade.
“O número de reclamações nesse sentido aumentou consideravelmente, e isso é reflexo da falta de zelo de uma minoria. Não é justo que os moradores de uma rua ou de um bairro inteiro sejam penalizados pela irresponsabilidade de uma única pessoa”, assevera.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
TCE-MT quer pôr fim aos lixões em Mato Grosso
Publicado em 20 de Dezembro de 2025 ás 11h 21min
Panetone movimenta R$ 1,2 bilhão no mercado interno
Publicado em 20 de Dezembro de 2025 ás 09h 22min
Câmara de Sinop encerra 1º ano de legislatura
Publicado em 20 de Dezembro de 2025 ás 07h 20min
