Noticias
Operação Nexus desarticula facção baiana em Mato Grosso
08 de Novembro de 2024 as 14h 04min
Acusações de tráfico de drogas, homicídios, chacinas e ataques a caixas eletrônicos – Foto: Divulgação
Nesta semana, as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO/MT) e da Bahia (FICCO/BA) deflagraram, em Cuiabá, a Operação Nexus, voltada para a captura de lideranças de uma facção criminosa baiana que estavam foragidas e operando na capital mato-grossense.
Os policiais federais e militares cumprem um mandado de prisão preventiva e dois de busca e apreensão, expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá, com o apoio do Batalhão de Operações Especiais - BOPE/MT
Entre os alvos da operação está um dos principais líderes da facção, conhecido como o “Rei de Copas” do baralho dos criminosos mais procurados da Bahia.
As investigações revelaram que, mesmo foragidos em Mato Grosso, os líderes da facção coordenavam o envio de armas e drogas para a Bahia, fortalecendo a estrutura do grupo criminoso.
Entre as graves acusações contra os investigados estão o tráfico de drogas, homicídios de rivais, incluindo duas chacinas, e ataques a caixas eletrônicos. Há também indícios de envolvimento na execução de policiais baianos que atuavam no combate ao crime organizado nas cidades de Lauro de Freitas e Camaçari.
A operação, denominada Nexus — que em latim significa "conexão" —, remete à ligação entre criminosos de Mato Grosso e o fortalecimento de atividades da facção na Bahia.
A FICCO/MT é uma força integrada composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar, que atuam de forma conjunta no enfrentamento do crime organizado no Mato Grosso.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Última ação de vacinação antirrábica itinerante neste sábado no Terra Rica em Sinop
Publicado em 12 de Dezembro de 2025 ás 18h 59min
Acidente com robotáxi da Baidu deixa dois feridos na China
Publicado em 12 de Dezembro de 2025 ás 18h 16min
Delegada vai chefiar Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres no estado
Publicado em 12 de Dezembro de 2025 ás 17h 16min
