Noticias
O que esperar do clima para o Brasil em 2025?
09 de Janeiro de 2025 as 14h 42min
O ano de 2024 ficou marcado por várias ondas de calor no Brasil. Além disso, o país enfrentou uma seca histórica, bem como incêndios florestais de grandes proporções. Enquanto isso, o Rio Grande do Sul registrou inundações sem precedentes.
De acordo com os cientistas, todos estes são reflexos das mudanças climáticas e devem se tornar cada vez mais frequentes e intensos. Mas o que esperar para 2025?
Segundo o Met Office, centro nacional de meteorologia britânico e referência mundial no assunto, 2025 será um dos três anos mais quentes já registrados na histórica, ficando atrás apenas de 2024 e 2023.
O Instituto Nacional de Previsão do Tempo (Inmet) segue o mesmo caminho e afirma que os piores cenários podem ocorrer nas regiões Norte e Nordeste, que devem ficar 0,5°C e 1°C acima da média, respectivamente.
Já a análise do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, mostra que, ao menos nos primeiros três meses do ano, o calor deve permanecer acima da média em todo o país.
Este cenário vai contribuir com o aquecimento dos oceanos. Isso significa que eventos extremos podem ser registrados no país ao longo de 2025. No entanto, não é possível prever quais regiões serão mais afetadas ou como esses fenômenos podem ocorrer.
Outra previsão para 2025 é de menos chuvas em parte do país. Isso é resultado do atraso da chegada do fenômeno climático La Niña. Segundo as análises do Inmet e do Cptec, os níveis de precipitação devem ficar abaixo da média no país, pelo menos nesses primeiros três meses do ano.
Com chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas, a estiagem deve persistir e não há previsão de quando ela deve terminar. A região central do Brasil deve ser a mais afetada, o que deve gerar prejuízos importantes para a agricultura.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Bombeiro atua em princípio de incêndio em conveniência de posto de combustível em Sinop
Publicado em 09 de Janeiro de 2025 ás 16h 02min
Câmara de Cuiabá aprova aumento no número de comissões permanentes e adota votação híbrida durante recesso
Publicado em 09 de Janeiro de 2025 ás 13h 41min
Poupança tem saída de R$ 15,4 bilhões em 2024
Publicado em 09 de Janeiro de 2025 ás 12h 41min