Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 20 de Abril de 2024

Noticias

O que fazer com as crianças em casa?

14 de Julho de 2021 as 08h 00min

Crianças de férias precisam ser estimuladas – Foto: Divulgação

O período de férias escolares chegou e, para que os estudantes aproveitem o tempo de descanso com segurança, livre do novo coronavírus, as Secretarias de Saúde e de Educação sugerem uma série de atividades a serem trabalhadas pelos pais durante o recesso.

Vale lembrar que o período de férias vai do início desta semana (12) até o dia 23 – nas escolas particulares – e de 25 de julho a 9 de agosto – escolas municipais.

Férias são sinônimo de lazer e viagens, mas ainda estamos enfrentando um momento atípico. É preciso reavaliar as necessidades e atividades essenciais para curtir o momento sem colocar sua família (e os demais) em risco e ainda estimular a convivência entre pais e filhos e o gosto pela natureza!

Se, ainda assim, a família escolher sair para viajar, opte por destinos mais calmos, ao ar livre, evitando shoppings, teatros, cinemas e lugares com muita aglomeração.

Para a psicopedagoga do Programa Anjos da Escola, em Lucas do Rio Verde, Cristiane Quadro da Silveira, o período de férias é muito significativo para fortalecer vínculos familiares com as crianças. “Jogos com aspectos pedagógicos são muito interessantes, pois essa pode ser uma oportunidade de ver como as crianças lidam com a frustração”, explicou.

Em relação aos adolescentes, a psicopedagoga aponta que os pais/responsáveis podem tentar fazer uma imersão no universo em que os estudantes estão inseridos, não só pela interação que pode ser positiva, mas também para avaliar esse ambiente, principalmente se tratando do universo virtual.

“Essa é a hora para resgatar brincadeiras que acabaram ficando perdidas, como pular corda, amarelinha. Mas também pode haver um momento para estar juntos sem a necessidade de um jogo ou brincadeira, para conversar, sem a obrigação de uma tarefa”, destacou a especialista. 

SUGESTÃO DE ATIVIDADES 
Entre as sugestões para distrair os estudantes em casa estão: jogos de tabuleiros, para criar vínculos e momentos em família; estimular a imaginação através do uso de bolas, bonecas, brinquedos em geral; contar histórias e impulsionar o estímulo à leitura; reforçar o vínculo criança x animais, ao dar mais atenção às tarefas rotineiras de cuidados do pet da casa, incluindo a criança nesse momento; piqueniques em espaços públicos ao ar livre, como parques e praças; andar de bicicleta/patins; fazer caminhada em família; e sessão de filme/cinema em casa.

Para a profissional da educação, as férias são uma oportunidade de troca entre pais e filhos. Por isso, deve ser prazerosa para ambos os lados, sem que a diversão se torne uma obrigatoriedade. 

“As férias são o período de ócio produtivo, quando acionamos em nós a criatividade. Cumprimos muitos horários e nesse momento podemos acionar o hemisfério direito do cérebro, o lado do imaginar, do construir”, finaliza Cristiane. 

É importante que os pais deem preferência a lugares mais vazios e orientem os filhos sobre evitar compartilhar objetos com desconhecidos ou qualquer outra pessoa que não integre o grupo familiar. Ensine aos pequenos os cuidados básicos de higienização e o que pode ou não ser tocado em espaços públicos.

Fonte: DA REPORTAGEM Com assessoria

Veja Mais

Nova Rota prevê autorização das obras de viadutos em Sinop para junho

Publicado em 20 de Abril de 2024 ás 05h 46min


Defensor do agro, Rogério Marinho palestra sobre economia e política

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 18h 53min


Legislativo tem quase 300 pautas referentes ao agro em análise

Publicado em 19 de Abril de 2024 ás 14h 54min


Jornal Online

Edição nº1277 19/04/2024