Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 20 de Setembro de 2025

Noticias

O que mudou nos times de Flamengo e Palmeiras desde a Libertadores 2021

28 de Janeiro de 2023 as 09h 51min

Zé Rafael na final entre Palmeiras e Flamengo na Libertadores 2021 — Foto: Cesar Greco

Flamengo e Palmeiras decidem a Supercopa do Brasil. Rivais diretos nos últimos anos, as equipes protagonizaram uma final recente que ainda está no imaginário dos torcedores: a Libertadores 2021. De lá para cá, muita coisa mudou nos clubes.

A emblemática partida em Montevidéu, no Uruguai, terminou 2 a 1 para o Palmeiras, com gol de Deyverson na prorrogação, após uma falha individual de Andreas Pereira. Com este título, os paulistas empataram em finais. Agora, a Supercopa, neste sábado (28), às 15h30, no Mané Garrincha, será o tira-teima.

FLAMENGO

Carimbado como um dos principais personagens do jogo, Andreas é também uma das mudanças do Flamengo desde então. O meia retornou ao Manchester United ao fim do empréstimo e logo foi negociado com o Fulham.

O belga, no entanto, não é a única peça diferente. Ao todo, o time carioca possui sete mudanças em relação ao time vice-campeão em 2021. Outros três jogadores deixaram o clube: Diego Alves se despediu em dezembro de 2022, Isla e Willian Arão seguiram novos caminhos um pouco antes.

Titulares inquestionáveis à época, Rodrigo Caio e Bruno Henrique perderam espaço devido às lesões recentes. O zagueiro até voltou para campo contra o Bangu após seis meses em recuperação. O atacante, porém, só tem previsão de retorno para o meio da temporada, quando completa um ano lesionado.

Algumas peças que já faziam parte do elenco que perdeu a Libertadores em 2021 ganharam espaço e prestígio nesse Flamengo: Léo Pereira, Thiago Maia e Pedro. Além disso, Gerson, que acabou de chegar ao Rio novamente, conquistou a vaga no meio-campo.

Diego Alves (Santos), Isla (Varela), Rodrigo Caio (Léo Pereira), David Luiz e Filipe Luís (Ayrton Lucas); Willian Arão (Thiago Maia), Andreas (Gerson), Arrascaeta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique (Pedro) e Gabigol.

Enquanto o Palmeiras mantém Abel Ferreira no comando, o Flamengo já trocou de técnico quatro vezes desde a final da Libertadores quando Renato Portaluppi deixou o comando: Paulo Sousa, Dorival Júnior e, agora, Vítor Pereira.

O Flamengo, apesar das trocas de comando, conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil em 2022 - ambas com Dorival Júnior. Agora, porém, é a vez de Vítor Pereira buscar o primeiro título da sua trajetória no clube carioca.

PALMEIRAS

O Palmeiras campeão da Libertadores sobre o Flamengo, em 2021, passou por diversas mudanças no elenco. Nomes como Gustavo Scarpa, Felipe Melo e Deyverson deixaram a equipe nos anos seguintes. No entanto, dos 17 jogadores utilizados por Abel Ferreira naquela partida, 11 seguem no clube.

Do time considerado titular, apenas Danilo e Gustavo Scarpa deixaram o Palmeiras, ambos para o Nottingham Forest. Autor do gol que deu o título ao Verdão, Deyverson foi outra baixa. Além deles, deixaram o Palmeiras: Felipe Melo, Danilo Barboza, Patrick de Paula e Wesley.

Desde a conquista da Libertadores, o Palmeiras foi campeão da Recopa Sul-Americana, do Campeonato Paulista e do Brasileirão. Sob comando de Abel Ferreira, o Verdão busca agora o primeiro título da Supercopa do Brasil.

Em contrapartida aos jogadores que deixaram o clube, o Palmeiras pode considerar alguns jogadores promovidos das categorias de base como reforços. O principal deles é Endrick, centroavante de apenas 16 anos e já negociado com o Real Madrid por R$ 400 milhões. O jovem deve ser titular na decisão deste sábado.

O reforço contratado que se consolidou no time titular desde a final da Libertadores foi o zagueiro Murilo, que chegou ao clube no início de 2022 e rapidamente ganhou a vaga de Luan.

O Palmeiras que entrou em campo na final da Libertadores de 2021 tinha: Weverton; Mayke (Gabriel Menino); Gustavo Gómez, Luan e Piquerez (Felipe Melo); Danilo (Patrick de Paula), Zé Rafael (Danilo Barbosa) e Raphael Veiga (Deyverson); Gustavo Scarpa, Dudu (Wesley) e Rony.

O Verdão que deve disputar a final da Supercopa deve ir a campo com: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Jailson (Gabriel Menino), Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Endrick.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Governo Federal solicita ingresso em processo contra moratória da soja

Publicado em 20 de Setembro de 2025 ás 13h 28min


MT lança plataforma para monitorar qualidade do ar

Publicado em 20 de Setembro de 2025 ás 11h 27min


Após compra de gestão, média de público na Arena do Grêmio supera a do Palmeiras

Publicado em 20 de Setembro de 2025 ás 09h 26min


Jornal Online

Edição nº1637 - 20/09/2025