Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 01 de Abril de 2025

Noticias

O que os astronautas sentem durante a reentrada na Terra?

29 de Março de 2025 as 14h 28min

A história envolvendo a dupla de astronautas Sunita Williams e Butch Wilmore, da NASA, foi acompanhada de perto. Eles passaram mais de nove meses “presos” no espaço antes de retornarem à Terra nesta semana.

O caso levantou uma série de dúvidas sobre o trabalho destes profissionais. Por exemplo, o que eles sentiram quando reentraram na atmosfera do nosso planeta? Um astronauta que passou pela mesma experiência conta o que acontece.

Warren “Woody” Hoburg ingressou no corpo de astronautas da NASA em 2017 e pilotou a missão Crew-6 da SpaceX em 2023. Em entrevista à CNN, ele relatou os sentimentos experimentados durante este tipo de procedimento.

Segundo ele, os astronautas a bordo ouviram uma série de ruídos ensurdecedores, começando com um “estalo muito, muito alto” emitido pelos dispositivos pirotécnicos da espaçonave ao ejetar seu compartimento traseiro, que não é necessário na reentrada.

À medida que a Crew Dragon mergulha de volta na atmosfera, um calor extremo se acumula no exterior da cápsula, enquanto forças gravitacionais intensas aumentam gradualmente. Isso proporciona aos astronautas uma das primeiras sensações gravitacionais desde que deixaram a Terra.

Os tripulantes são protegidos do calor da reentrada por um escudo térmico fixado no exterior da Crew Dragon. Mas Hoburg afirmou que “definitivamente estava suando apenas por trabalhar e sentir essas forças G”.

Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams estavam a bordo da Starliner para uma viagem até a Estação Espacial Internacional (ISS). A missão CFT seria o último voo de qualificação da espaçonave antes de entrar em rotação operacional como um transporte de tripulação para a ISS.

No entanto, problemas no propulsor levaram a um atraso de três meses no retorno da cápsula para a Terra, o que acabou acontecendo sem os astronautas a bordo. A NASA anunciou o retorno da Starliner sem tripulação no final de agosto do ano passado, transferindo a volta de Wilmore e Williams para o início de 2025 em uma cápsula Dragon da SpaceX. Com isso, em vez de dez dias, a dupla passou mais de nove meses no espaço, retornado à Terra apenas nesta semana.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Nova Ubiratã inaugura estrutura do Hospital Municipal com 1,6 mil m²

Publicado em 01 de Abril de 2025 ás 06h 12min


Empresa de Sinop inova com inteligência territorial e análise de dados ambientais

Publicado em 01 de Abril de 2025 ás 05h 06min


Votação popular vai definir as melhores empresas de Sinop

Publicado em 31 de Março de 2025 ás 15h 16min


Jornal Online

Edição nº1513 - 01/04/2025