Noticias
O que todo irrigante deve saber sobre perda de carga e diferencial de pressão
25 de Setembro de 2025 as 12h 28min

A eficiência da irrigação por gotejamento depende não só de bons equipamentos, mas também de ajustes e manutenções regulares. Dois conceitos fundamentais nesse processo são a perda de carga e o diferencial de pressão (DP), explica Matt Clift, Diretor Global da Rivulis.
A perda de carga é a redução gradual da pressão da água causada pelo atrito em tubulações, filtros, válvulas e gotejadores. Se o projeto considerar essas perdas, a pressão no ponto final permanecerá adequada. A recomendação é medir a pressão em pontos-chave do sistema para detectar entupimentos, vazamentos ou falhas.
Já o diferencial de pressão indica a diferença medida em componentes como filtros. Quando limpos, eles devem operar dentro de um limite aceitável. Aumento no DP pode sinalizar entupimento, enquanto uma queda sugere falha no funcionamento. O monitoramento evita que o sistema perca desempenho.
Tanto a aferição da perda de carga quanto do DP devem ser feitas rotineiramente ao longo da safra. O registro das variações permite ao produtor tomar decisões rápidas, evitando prejuízos, além de garantir maior uniformidade na irrigação e melhor aproveitamento da água e dos nutrientes. Essa prática contribui diretamente para produtividade, sustentabilidade e vida útil do sistema.
Segundo Clift, medir regularmente a pressão e o DP permite identificar problemas cedo, otimizar o crescimento das plantas e prolongar a vida útil do sistema. “As leituras são simples e não devem ser ignoradas”, reforça.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Lançamento revoluciona o controle de lesmas e caracóis nas lavouras
Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 13h 29min
Arrecadação federal no ano supera 2024, apesar da queda em agosto
Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 11h 27min
Remídio homenageia educadores, locutor de rodeio e propõe praça no Jd. Safira
Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 10h 26min