Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 21 de Setembro de 2025

Noticias

Os perigos do descolamento de retina

17 de Janeiro de 2023 as 14h 00min

A retina é responsável por receber as imagens e enviá-las para o cérebro – Foto: Assessoria

A retina é uma fina camada de tecido, sensível à luz, localizada na parte mais interna do olho e que possui um importante papel na visão. Ela é responsável por receber as imagens e enviá-las para o cérebro, através do nervo óptico, por meio de impulsos nervosos.

De acordo com o médico oftalmologista, que atende no Hospital e Maternidade Dois Pinheiros, Dr. Douglas Yanai, o descolamento de retina é um problema grave, que pode provocar a perda de visão e cegueira.

O especialista alerta que esse descolamento é indolor e em muitos casos assintomáticos no início do quadro, o que o torna ainda mais perigoso, pois a ruptura, causada pelo desprendimento dessa estrutura, interrompe o fornecimento de nutrientes e promove a degeneração celular.

Apesar de indolor, o médico destaca alguns sinais, que podem auxiliar na detecção dessa doença e ressalta. "Em caso de dúvidas, uma consulta com o oftalmologista, ainda no início do quadro ou nos primeiros dias, pode ser um fator decisivo no tratamento".
 
Hospital e Maternidade Dois Pinheiros (H2P): Quais são os sinais e sintomas do descolamento de retina?
Dr. Douglas Yanai (DY): Entre os sintomas mais importantes do descolamento de retina podemos citar o escurecimento ou perda da visão, e os sintomas iniciais como pontos escuros na visão (as moscas volantes), flashes luminosos, ou sombras escuras no campo visual. Importante enfatizar que nos sinais iniciais em alguns casos é possível prevenir o descolamento de retina.
 
H2P: Descolamento de retina tem cura?
DY: O descolamento de retina tem tratamento, que consiste em uma cirurgia onde a retina é reposicionada na sua posição de origem.
 
H2P: Quais são os fatores de risco que podem provocar o descolamento de retina?
DY: Entre os principais fatores de risco podemos mencionar a alta miopia, traumas, acidentes oculares, ou cranianos, história de casos de descolamento de retina na família, e doenças prévias como diabetes, uveítes (inflamações oculares), hipertensão arterial e cirurgias intraoculares.
 
H2P:  Como o diagnóstico para o descolamento de retina é realizado?
DY:  O diagnóstico é feito através de exame oftalmológico e testes complementares como a retinografia, ecografia ocular e outros exames de imagem.

H2P:  Quais os tratamentos mais indicados?  E quando uma cirurgia é recomendada?
DY:  Quando o descolamento de retina ocorre, a grande maioria dos casos é tratado cirurgicamente com uma cirurgia chamada de vitrectomia. Essa cirurgia de uma forma geral deve ser realizada o mais breve possível para possibilitar a maior chance de recuperação da visão.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Virginia descarta candidatura e reforça apoio a Mauro ao Senado

Publicado em 21 de Setembro de 2025 ás 13h 29min


Com 12 empresas, grupo entra em recuperação de R$ 375 milhões

Publicado em 21 de Setembro de 2025 ás 11h 27min


Governo do Estado cria hub de inteligência artificial

Publicado em 21 de Setembro de 2025 ás 09h 25min


Jornal Online

Edição nº1637 - 20/09/2025