Noticias
Outono começa com calor e pancadas de chuva
21 de Março de 2024 as 05h 18min

O outono começou nesta quarta-feira (20) com promessa de dias quentes em Mato Grosso. As temperaturas devem variar entre 25°C e 36°C. De acordo com a Agência Climatempo, há previsão de pancadas de chuva durante as tarde, e tempo aberto nas noites.
Em Sinop, a previsão para os próximos dias aponta possibilidad de chuvas rápidas à tarde e à noite. Os termômetros devem marcar mínima de 24°C e máxima de 34°C. A umidade relativa do ar pode variar entre 58% e 97%.
Há 90% de possibilidade de chover nas tardes de Chapada dos Guiamarães. Durante a manhã, o sol marca presença com aumento de nuvens. À noite o tempo deve permanecer aberto na cidade turística. A temperatura deve variar entre 22°C e 34°C.
Em Pontes e Lacerda o cenário é praticamente o mesmo. Os termômetros devem marcar mínima de 25°C e máxima de 35°C. À tarde deve ser registrada chuva rápida e, à noite, o tempo fica aberto.
“Climatologicamente falando, durante o trimestre de outono meteorológico as chuvas diminuem substancialmente sobre a região Sudeste, e também sobre partes do Centro-Oeste, com exceção do norte do estado do Mato Grosso, que tem uma maior semelhança ao clima da região amazônica, que registra altos acumulados de chuva nesse período do ano”, aponta o Meteored.
Sobre o Sul as chuvas, que são bem distribuídas ao longo do ano, começam a ficar mais volumosas devido a uma maior atuação de frentes frias e formação de ciclones extratropicais próximo a região, esse aumento das chuvas fica mais evidente sobre o estado do Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina.
LA NIÑA
A fase positiva do padrão de variabilidade climática El Niño - Oscilação Sul (ENOS), o El Niño, segue se enfraquecendo e caminhando para seu fim, inclusive é quase certo que durante o outono o ENOS entre em sua fase neutra, dando lugar a uma possível La Niña a partir da segunda metade deste ano.
Com esse enfraquecimento do El Niño, seus impactos sobre o Brasil também irão enfraquecer e não esperamos sua influência na variabilidade do clima no Brasil nessa próxima estação.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Protetores bacterianos são essenciais para o sucesso da inoculação na soja
Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 07h 43min
Milho e sorgo: exportações crescem 12% e atingem 40% do total embarcado em 2024
Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 06h 42min
Cidinho garante BR-163 duplicada de Sinop a Rosário até o final de 2026
Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 05h 42min