Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 30 de Junho de 2025

Noticias

OUTUBRO ROSA: Inca prevê até 680 novos casos de câncer de mama

Várias ações vêm sendo implementadas para prevenção e diagnóstico do câncer nos estágios iniciais

03 de Outubro de 2019 as 08h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

O câncer de mama é hoje um relevante problema de saúde pública. É a neoplasia maligna mais incidente em mulheres na maior parte do mundo. Em Mato Grosso, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estão previstos 680 novos casos neste ano. A taxa bruta estadual é de 41,32 por 100 mil pessoas. Em Cuiabá, são estimados 220 novos diagnósticos e uma incidência de câncer de mama feminina de 69,3 por 100 mil mulheres.

Para alertar, autoridades públicas ligadas à saúde deram início ao “Outubro Rosa”. Na capital, a Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT), em parceria com o MT Mama, lançou, ontem à noite a campanha no Hospital Estadual Santa Casa. Durante o evento, o secretário da pasta, Gilberto Figueiredo, anunciaria as ações a serem realizadas pela unidade hospitalar.

Na oportunidade, a unidade hospitalar também ganhou a iluminação rosa, que perdurará durante todo o mês de conscientização, já que a cor é símbolo mundial da campanha de prevenção ao câncer de mama. “O objetivo da campanha é sensibilizar e mobilizar as pessoas sobre o câncer de mama proporcionando, dessa forma, maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade da doença”, informou.

Ainda, conforme o Inca, as últimas estatísticas mundiais, preveem 2,1 milhões de casos novos de câncer e 627 mil óbitos pela doença. No Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para este ano, são de 59,7 mil novos, o que representa 29,5% dos cânceres em mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma. Nas capitais brasileiras, esse número corresponde a 19.920 casos novos a cada ano.

A taxa bruta de incidência estimada foi de 56,33 por 100 mil mulheres para todo o Brasil e 80,33 por 100 mil mulheres nas capitais. Quanto a mortalidade, os dados referentes a 2016, apontam que foram registrados, no Brasil, 16.069 óbitos por câncer de mama em mulheres. A taxa bruta de mortalidade por esse câncer foi de 15,4 óbitos por 100 mil mulheres no país, mas variou entre as regiões geográficas. Em Mato Grosso, foi de 11,5 mortes/100 mil, abaixou da nacional.

Conforme especialistas, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. “Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor”, informa o Inca.

Existe tratamento para a doença e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, fatores relacionados ao conhecimento da doença e às dificuldades de acesso das mulheres aos métodos diagnósticos e ao tratamento adequado e oportuno resultam na chegada das pacientes em estágios mais avançados do tumor, piorando o prognóstico.

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos). Mas, outros fatores que aumentam o risco da doença são, ambientais e comportamentais como sedentarismo, obesidade e sobrepeso após a menopausa, consumo de bebida alcoólica; fatores da história reprodutiva e hormonal; e hereditários. De acordo com as autoridades públicas, o câncer de mama de caráter genético ou hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença.

Veja Mais

MT continua com falta de armazéns para estocar safra do milho

Publicado em 29 de Junho de 2025 ás 11h 05min


Aerolíneas Argentinas não poderá ter novas bases no Brasil

Publicado em 29 de Junho de 2025 ás 09h 58min


Agricultura irrigada é tema de encontro entre Sorriso e Aprofir

Publicado em 29 de Junho de 2025 ás 07h 57min


Jornal Online

Edição nº1577 - 28/06/2025