Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 21 de Dezembro de 2025

Noticias

PAC deve ter medidas para evitar corrupção, defendem especialistas

15 de Agosto de 2023 as 08h 19min

Ações devem ser adotadas para que erros passados não se repitam – Foto: Divulgação

O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado na sexta (11), deve ser acompanhado de medidas efetivas de transparência e de integridade para que problemas graves das edições passadas do programa não se repitam.

A avaliação é da organização Transparência Internacional - Brasil, que recomenda que o governo federal adote medidas como a promoção da transparência, o fortalecimento da governança das estatais e a criação e o fortalecimento de mecanismos de participação e controle social.

Segundo a entidade, obras de infraestrutura implementadas nas fases anteriores do PAC estiveram associadas a esquemas de corrupção, que resultaram no aumento dos custos dos empreendimentos e da paralisação de obras.

“As obras de infraestrutura são um importante vetor de desenvolvimento econômico e social para o país, além de serem capazes de promover direitos como o acesso ao saneamento, à educação e à saúde. Podem contribuir também com a transição ecológica, como aponta parte dos investimentos previstos no novo PAC. Porém, para que a iniciativa seja mais protegida de práticas de corrupção e para que possa contribuir efetivamente com a sustentabilidade social, ambiental e climática, são necessárias medidas mais adequadas de transparência e integridade”, diz a Transparência Internacional.

Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil

Veja Mais

TCE-MT quer pôr fim aos lixões em Mato Grosso

Publicado em 20 de Dezembro de 2025 ás 11h 21min


Panetone movimenta R$ 1,2 bilhão no mercado interno

Publicado em 20 de Dezembro de 2025 ás 09h 22min


Câmara de Sinop encerra 1º ano de legislatura

Publicado em 20 de Dezembro de 2025 ás 07h 20min


Jornal Online

Edição nº1700 - 20/12/2025